Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Conheça a Rota da Barra Grande, em Guarujá

Dica de passeio aqui pertinho, no Guarujá. Dá pra ir de carro, de Uber ou até de bike.

Turistar é uma delícia.

E fica melhor ainda quando sabemos que essa possibilidade está a minutos de nós.

Por isso, o Juicy Santos se sente na obrigação de compartilhar com você nesse post a alegria de descobrir um novo lugar para conhecer aqui pertinho, especificamente em Guarujá. Para você ter uma ideia do quão maravilhoso é, dá pra ir de carro, de Uber ou até de bicicleta!

23-09-2014 Fortaleza da Barra-Imagem: Divulgação/Pedro Rezende

Estamos falando de um passeio histórico na Fortaleza da Barra Grande e uma visita à Praia do Tombo (que tem qualidade internacional!). Além disso, dá pra curtir a vista panorâmica maneiríssima do Morro da Campina.

A soma desses 3 locais resulta na Rota Barra Grande, um passeio delicioso para dias de sol, mas não muito quentes, que você pode fazer agora nas férias de inverno ou colocar na listinha de locais para visitar e ir durante o verão.

Fortaleza da Barra Grande

Esse roteiro te leva diretamente para o ano de 1584, quando o Forte de Santo Amaro da Barra Grande foi construído por espanhóis para evitar o ataque de piratas. Para quem não sabe, o equipamento fica em frente ao estuário de Santos e representa o forte mais importante de toda a Costa da Mata Atlântica.

O trajeto é bem empolgante, repleto de histórias, belezas naturais e uma surpresa: uma obra do conceituado artista plástico Manu Mabe pode ser apreciada no local.

Vamos adiantar um pouco da história, só para você ter noção do que vai conhecer: em 1590, a fortaleza sofreu um ataque de piratas ingleses, sob o comando de Thomas Cavendish; em 1615, o local evitou uma tentativa de reabastecimento de barcos holandeses e, em 1710, uma nova tentativa de assalto, dessa vez de piratas franceses.

O local perdeu a importância estratégica depois da construção do Forte de Itaipu e foi desativado. Atualmente, funciona como museu e figura entre os dois equipamentos do Estado cogitados para serem tombados como patrimônio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Vai lá

A Fortaleza da Barra funciona de segunda-feira a sábado, das 9 às 17 horas.

Grupos com mais de 4 pessoas devem realizar agendamento por meio do e-mail [email protected] ou pelo telefone (13) 3384-6194.

Fica na Rua Messias Borges, 380, Praia de Santa Cruz dos Navegantes.

Praia do Tombo

Outra atração dentro da Rota da Barra Grande é a Praia do Tombo. Paraíso dos surfistas, é conhecida por muitos santistas.

Leia também
5 praias que os santistas não conhecem no Guarujá

Se optar ficar por lá, saiba que tomou uma ótima decisão. Estamos falando da única do país a ter por 5 anos consecutivos o selo Bandeira Azul.  Outra coisa importante: é uma praia acessível no Guarujá, que tem rampa de acessibilidade, esteira de bambu de 40 metros entre a rampa e a água, chuveiro adaptado na areia e duas cadeiras anfíbias, que também estão à disposição da população.

Morro da Campina

Essa é uma ótima pedida para os amantes de esportes radicais e para quem busca paisagens de tirar o fôlego que resultam em fotos incríveis para o Instagram!

O também conhecido como Morro do Maluf, que fica na praia das Pitangueiras e tem vista para a Praia da Enseada, é um local muito procurado por praticantes de voo livre e rapel.