Museu Marítimo e Museu do Mar em Santos
Quem para nas muretas da Ponta da Praia para observar os navios que chegam ou partem de Santos talvez não saiba, mas as águas do nosso mar já movimentaram inúmeros naufrágios. Um deles há quase 90 anos.
A embarcação alemã Denderah entrava no porto da cidade quando colidiu com o nacional Mandu.
O navio brasileiro continuou a navegar, o alemão, no entanto, não foi salvo e, durante anos, sua casca foi uma atração turística.
Apesar de tantos anos depois, uma porcelana do mesmo é exposta no museu marítimo. Juntam-se a ela pratarias de outros náufragos que aconteceram em nossa costa, lanternas, vidros de perfume e muitas histórias.
No museu – localizado na Rua Governador Fernando Costa, 34, Ponta da Praia – a história das embarcações santistas são relembradas. A música, que remete a imagem de piratas, combina com a decoração do ambiente que lembra o interior de um navio.
Os visitantes ainda têm a oportunidade de conhecer peças raras de barcos, replicas em miniaturas, relíquias de embarcações centenárias, maquetes, uma coleção de medalhas comemorativas da Marinha do Brasil e do exterior e muitas pinturas.
A turnê continua no Museu do Mar, que fica na rua ao lado – Rua Republica do Equador, 81, Ponta da Praia. Por lá a atração são as espécies marinhas, o acervo é o maior da América Latina!
Tem tubarão, baleia, esponjas, corais, crustáceos, moluscos, equinodermos, répteis e aves marinhas, expostos em ordem evolutiva, além dos aquários vivos, com peixes dos Oceanos Atlânticos, Pacifico e Índico.
O combo com os dois museus fica é R$ 25 (preço pesquisado em junho de 2015). Os museus funcionam diariamente, com exceção de terça-feira, das 9 às 18 horas.