Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Santista analisa o impacto do Batman na história de heróis na TV

  • 10
    Shares

Há alguns dias, a Warner divulgou o primeiro teaser de The Batman, novo filme do homem morcego – agora, encarnado por Robert Pattinson. Mas, você já deve saber, a história do herói é antiga e tem várias versões.

O que talvez seja novidade é como Batman: A Série Animada, exibida de 1992 a 1995, transformou as adaptações de personagens de quadrinhos para TV. Se você desconhece essa importância do Batman, chegou a hora de descobrir.

E, quem sabe, se apaixonar ainda pelo personagem.

O impacto do Batman na história de heróis na TV

A análise da obra, que traz diversas características do expressionismo alemão e dos filmes noir, está nas mãos do santista André Azenha. Jornalista e crítico de cinema, ele próprio é um grande fã do personagem e, por isso, se debruçou em sua importância durante seu mestrado.

juicysantos.com.br - O impacto do Batman na história de heróis na TVImagem: Reprodução

Com o trabalho aprovado, a pesquisa vai se tornar um livro pela Amavisse.

“O intuito do livro é servir de pesquisa para acadêmicos e estudantes em geral. Mas também agradar aos fãs do Batman, de histórias em quadrinhos e quem deseja conhecer mais sobre o personagem e esse programa televisivo que marcou gerações”.

De acordo com a publicação, que está em fase de pré-venda, Batman: A Série Animada se tornou unânime tanto junto aos antigos fãs do personagem, quanto adultos e crianças. Isso porque a produção tinha investimento em:

  • Diferentes movimentos de câmera;
  • Fotografia;
  • Design ágil dos personagens.

Leia também sobre Histórias de uma gripezinha: livro santista traz histórias pandêmicas

Além disso, é possível notar referências cinematográficas como, por exemplo, expressionismo alemão, herança direta dos dois filmes dirigidos pouco tempo antes por Tim Burton, e o noir.

Compre o livro sobre o Batman na história de heróis na TV

Ficou curioso para entender melhor? Então garanta já a sua cópia do livro.

O lançamento está previsto para a segunda quinzena de outubro. Mas já é possível garantir o seu exemplar, em pré-venda, no site da editora. O valor é R$ 40.