Texto porJuicy Santos
Santos

Rosa Morena no Ciclo de Cinema Olhar da Psicanálise

Neste sábado (26 de outubro), às 17 horas, o Ciclo de Cinema Olhar da Psicanálise e Outros Olhares exibe gratuitamente o filme Rosa Morena (Brasil/Dinamarca, 2010), dentro do tema do segundo semestre de 2013, Paternidade.

Com direção de Carlos Oliveira, o longa conta a história de Thomas, um arquiteto dinamarquês de 42 anos, homossexual e em crise pessoal, e seu questionamento sobre a validade do seu trabalho e o sentido da vida.

Rosa Morena no Ciclo de Cinema Olhar da Psicanálise

Ele pensa em adotar uma criança para preencher esse vazio, mas não consegue na Dinamarca e vem ao Brasil para isso. Aqui tem um amigo Jacob, casado com uma brasileira que trabalha em comunidades carentes. Depois de se arriscar em várias situações, conhece Maria, jovem humilde, grávida do terceiro filho. Ela entra em acordo com Thomas para doar o bebê em troca de melhores condições de vida.

Thomas se muda para a casa de Maria, acompanhando de perto a gravidez e ficando cada vez mais próximo dela, o que acaba trazendo problemas e tensão, especialmente quando o pai biológico de Rosa, a bebê, aparece.

Depois da sessão, Raquel Nunes de Souza Dias (Assistente Social do Projeto Menina-Mãe) e Vera Lúcia Blank Gonçalves (Psicanalista, Presidente do NPSR) comandam debate sobre o filme.

Vai ser na APM-Santos (Av. Ana Costa, 388, Gonzaga). Mais informações no site do Núcleo de Psicanálise de Santos e Região.

By: Mariana Lacerda