Ponto Final: um curta gravado em ônibus circular de Santos
Um ônibus circular da cidade ser transformado num set de gravações. Inusitado?
Bom, foi o que a equipe do curta Ponto Final fez aqui em Santos.
Depois de passar um semestre em pré-produção, seleção de elenco e debates, a turma finalmente pegou os equipamentos e foi para a rua (literalmente).
As filmagens aconteceram em diversos pontos da cidade, no primeiro fim de semana de julho (dias 4 e 5). Segundo o diretor Rubens Farias, a maior dificuldade foi colocar o set dentro de um veículo em movimento. “Tivemos que pensar muito bem em como montar as cenas de acordo com o espaço”.
Enredo
O curta, baseado no texto Decupagem de Dayane Rodrigues – também diretora executiva –, conta a história do jovem casal Juliana e Cleyton, dentro de um ônibus coletivo, em uma tarde de outono. Mais do que isso, a produção é um convite para que o público pense sobre o protagonismo do negro no cinema.
“Os negros são sempre colocados em segundo plano na dramaturgia. Por muito tempo, isso agravou a falta de identidade e de referências positivas, ajudando a criar estereótipos. Com o Ponto Final, a história do Cleyton e da Juliana é marcada pela naturalidade da vida comum, sem qualquer possibilidade de preconceito”, afirma Dayane.
Para Juliana Damázio, atriz santista que, junto com Cleyton Nascimento, protagoniza o curta, “foi muito especial para mim poder viver esta personagem. Além disso, tive a chance de expressar por meio da música todo sentimento que ela carrega”.
Curiosidade: no filme, os personagens terão os mesmos nomes de seus atores.
Você pode ficar de olho em todos os detalhes da gravação e do curta na página oficial de Ponto Final no Facebook.