Lançamento do documentário Arte Além do Dique
Como você descreveria Santos em três palavras?
Nós, do Juicy Santos, provavelmente diríamos: cultura, gastronomia e diversão. Porque são essas faces da cidade que fazem parte do nosso dia-a-dia. Mas nem tudo é orla, e nós sabemos disso.
Há algum tempo, fomos ao Rádio Clube para conhecer o Instituto Arte no Dique.
A instituição existe há quase 14 anos e tem como missão realizar a inclusão social e trabalhar cultura e cidadania nessa região da cidade.
O trabalho desse pessoal foi reconhecido, resultando no documentário Arte Além do Dique, dirigido por Julia Mattos.
O filme tem lançamento nesta quinta-feira (23 de junho), às 17 horas, na sede da instituição (Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube).
Em pouco mais de 18 minutos, a produção traz depoimentos de membros do Arte no Dique e de moradores da comunidade do Dique da Vila Gilda. A narração mostra a transformação da região e das pessoas que ali vivem.
José Virgílio Leal de Figueiredo, presidente do Arte no Dique, explica que esse tipo de registro é importante para perpetuar a ideia e mostrar a importância do trabalho.
“Essa inclusão é capaz de melhorar a sociedade num todo, pois a questão cultural passa pela cidadania, a autoestima, a educação e a saúde, além das atividades artísticas”.
O documentário
A ideia de transformar a trajetória em filme surgiu durante uma aula de psicologia no Mackenzie.
“No início do semestre, os professores pediram que visitássemos uma instituição de intervenção social e eu sugeri ao meu grupo que fizéssemos sobre o Arte no Dique”, conta Julia.
Apesar de nunca ter visitado a comunidade, a estudante já havia ouvido o nome do projeto muitas vezes e foi daí que surgiu o interesse em descobrir ainda mais.
“Além da pesquisa realizada pelo Mackenzie, eu e meus sócios da Terruá Filmes decidimos produzir o documentário. O processo foi maravilhoso! A produção começou em março, as gravações em abril e finalizamos o filme em maio”, completa.
Se você quer conhecer melhor essa parte da história de Santos, assista à estreia do documentário. A entrada é gratuita.
Depois do lançamento, o filme deverá ser exibido em Paris e percorrer festivais e instituições de ensino.