Curta Santos leva o cinema brasileiro para festival em Moçambique
Direto do Curta Santos – Festival Santista de Curtas Metragens, os melhores filmes nacionais e do litoral paulista integram a Mostra Melhores Momentos no 3º Fórum de Cinema e Curta-metragem Kugoma, em Moçambique.
Realizado entre os dias 5 e 15 de julho de 2012, o festival africano apresenta sessões gratuitas nos centros culturais, nos bairros mais pobres e nas favelas do município. “É nessa direção de auto estima artística que corre os trabalhos do Kugoma”, diz o diretor geral do Curta Santos, Ricardo Vasconcelos, que acompanhou o festival em 2011.
Este ano, além da mostra do Curta Santos, outros países são representados em categorias especiais, como Espanha, Portugal e Alemanha. Entre os filmes exibidos durante o festival, há produções de diversas partes do mundo: África do Sul, Argentina, Áustria, Burkina Faso, Canadá, Cuba, Dinamarca, França, Índia, Nepal e Quênia. “O acesso ao cinema de autor só acontece durante estas mostras. É uma experiência engrandecedora para os cineastas moçambicanos”, afirma a coordenadora do Kugoma, Diana Manhica.
Parceria desde 2011
No ano passado, outras doze produções do Curta Santos foram exibidas no festival em Moçambique, atraindo os espectadores. Diana avaliou positivamente a mostra: “Por terem uma relação muito próxima com as novelas brasileiras, e pelo cotidiano e língua em comum, eles sentiram uma identificação natural com os filmes”.
Mostra Melhores Momentos – Os filmes regionais que integram a mostra especial são o documentário ‘Aloha’ (de Paula Luana Maia e Nildo Ferreira), as ficções ‘Iolanda & Xico’ (de Waltuir Alves), ‘Cross The Line’ (de Alyson Montrezol) e a comédia ‘O Funcionário Zumbi’ (de Kauê Nunes). Outras três ficções também compõem a mostra: ‘Lápis de Cor’ (de Alice Gomes, Rio de Janeiro/RJ), ‘A Fábrica’ (de Aly Muritiba, Curitiba/PR) e ‘Eu Não Quero Voltar Sozinho’ (de Daniel Ribeiro, São Paulo/SP).
Eventos internacionais – O ano de 2008, na 6ª edição, foi marcado pelos primeiros passos internacionais do Curta Santos. Depois de trazer produções inéditas da Argentina e do Japão, a organização do Festival Santista recebeu um convite para realizar uma mostra no festival de curtas de Leipzig, na Alemanha. Além disso, o ano da França no país (2009) possibilitou, por meio de uma parceria com o Consulado Francês a exibição de filmes extrangeiros provenientes da europa.
Tema – Sempre alinhado ao contexto caiçara, típico do litoral, este ano o Festival presta homenagem aos 100 anos do Santos Futebol Clube, peça mais do que importante na divulgação da escola do futebol brasileiro pelo mundo.
O Festival – O 10º Curta Santos – Festival de Cinema de Santos será realizado no mês de setembro e contará com sete dias de programação totalmente gratuita. – http://www.curtasantos.com.br