Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Curta Santos leva o cinema brasileiro para festival em Moçambique

Direto do Curta Santos – Festival Santista de Curtas Metragens, os melhores filmes nacionais e do litoral paulista integram a Mostra Melhores Momentos no 3º Fórum de Cinema e Curta-metragem Kugoma, em Moçambique.

Realizado entre os dias 5 e 15 de julho de 2012, o festival africano apresenta sessões gratuitas nos centros culturais, nos bairros mais pobres e nas favelas do município. “É nessa direção de auto estima artística que corre os trabalhos do Kugoma”, diz o diretor geral do Curta Santos, Ricardo Vasconcelos, que acompanhou o festival em 2011.

Este ano, além da mostra do Curta Santos, outros países são representados em categorias especiais, como Espanha, Portugal e Alemanha. Entre os filmes exibidos durante o festival, há produções de diversas partes do mundo: África do Sul, Argentina, Áustria, Burkina Faso, Canadá, Cuba, Dinamarca, França, Índia, Nepal e Quênia. “O acesso ao cinema de autor só acontece durante estas mostras. É uma experiência engrandecedora para os cineastas moçambicanos”, afirma a coordenadora do Kugoma, Diana Manhica.

Sugestões para você


Parceria desde 2011

No ano passado, outras doze produções do Curta Santos foram exibidas no festival em Moçambique, atraindo os espectadores. Diana avaliou positivamente a mostra: “Por terem uma relação muito próxima com as novelas brasileiras, e pelo cotidiano e língua em comum, eles sentiram uma identificação natural com os filmes”.

Mostra Melhores Momentos – Os filmes regionais que integram a mostra especial são o documentário ‘Aloha’ (de Paula Luana Maia e Nildo Ferreira), as ficções ‘Iolanda & Xico’ (de Waltuir Alves), ‘Cross The Line’ (de Alyson Montrezol) e a comédia ‘O Funcionário Zumbi’ (de Kauê Nunes). Outras três ficções também compõem a mostra: ‘Lápis de Cor’ (de Alice Gomes, Rio de Janeiro/RJ), ‘A Fábrica’ (de Aly Muritiba, Curitiba/PR) e ‘Eu Não Quero Voltar Sozinho’ (de Daniel Ribeiro, São Paulo/SP).

Eventos internacionais – O ano de 2008, na 6ª edição, foi marcado pelos primeiros passos internacionais do Curta Santos. Depois de trazer produções inéditas da Argentina e do Japão, a organização do Festival Santista recebeu um convite para realizar uma mostra no festival de curtas de Leipzig, na Alemanha. Além disso, o ano da França no país (2009) possibilitou, por meio de uma parceria com o Consulado Francês a exibição de filmes extrangeiros provenientes da europa.

Tema – Sempre alinhado ao contexto caiçara, típico do litoral, este ano o Festival presta homenagem aos 100 anos do Santos Futebol Clube, peça mais do que importante na divulgação da escola do futebol brasileiro pelo mundo.

O Festival – O 10º Curta Santos – Festival de Cinema de Santos será realizado no mês de setembro e contará com sete dias de programação totalmente gratuita. – http://www.curtasantos.com.br

Ludmilla Rossi
Texto por