1ª Mostra Itinerante de Videoarte, a Bienal no SESI – Santos
O SESI-SP e a Fundação Bienal de São Paulo, em parceria inédita, promovem a partir de abril de 2013 a Bienal no SESI-SP — 1ª Mostra Itinerante de Videoarte. A mostra exibirá trabalhos de sete artistas participantes da 30ª Bienal de São Paulo, que aconteceu entre setembro e dezembro de 2012, no pavilhão da Bienal, e recebeu 520 mil visitantes.
Obras de Alberto Bitar, Daniel Steegmann, Iván Argote, Marcelo Coutinho, Nino Cais, Patrick Jolley e Thomas Sipp serão exibidas individualmente. Cada semana contemplará um artista, totalizando sete semanas de mostra.
11 a 17 de abril
Nino Cais
Sem Título #1, 2009
2min30
No mar, de dentro de uma bacia, um homem imóvel observa o horizonte.
Sem Título #2, 2005
21min15
Ao som da canção Ne Me Quitte pas e sem revelar completamente seu rosto, Nino Cais envolve cuidadosamente objetos do cotidiano em pedaços de tecido branco. São panelas, colheres, xícaras e vasos, entre outros, que são guardados nas roupas do artista, presos em sua camisa.
18 a 24 de abril
Alberto Bitar
Sobre Distâncias e Incômodos e Alguma Tristeza, 2009
6min10
As variações de luminosidade e dos movimentos de sombra sobre móveis e objetos que ocupam o espaço revelam o decorrer do dia dentro de um apartamento.
25 de abril a 01 de maio
Daniel Steegmann
16 mm, 2009-2011
5min26
Assistir ao filme é como adentrar na Mata Atlântica. Para além de um simples embate com esse território e bioma, propõe-se uma reflexão e aprofundamento pelas diversas camadas históricas (econômica, social e humana) que marcam os processos de ocupação e exploração da floresta.
de 2 a 8 de maio
Iván Argote
It Rolls, 2009
57s
Iván Argote intervém no espaço público com uma performance simples: amarra a linha de um carretel num ônibus que, então, parte. O carretel, preso por uma chave de fenda, rola e zumbe até que a linha acaba.
de 9 a 15 de maio
Marcelo Coutinho
Soarsso, 2012
41min52
Em um ambiente caseiro rústico, um homem recebe cuidados como banho, barba e alimentação. Enquanto isso, acontece uma festa em que pessoas dançam e jogam dominó ao som de música de acordeom.
de 16 a 22 de maio
Patrick Jolley
Fall, 2008
11min4
Em câmera lenta, cadeiras, estantes, poltronas e mesas caem do céu em um estacionamento, espatifando-se na queda; mobílias rolam morro abaixo; miniaturas de casas flutuam parcialmente submersas pela água e queimam em um descampado.
de 23 a 29 de maio
Thomas Sipp
ACD, 1995
14min
O sr. Pierre Weiner, dono de uma pequena papelaria, utiliza-se de sua vitrine para produzir criativos cenários com os materiais disponíveis na loja. Essas composições assemelham-se a instalações artísticas e são registradas por mais de um ano por Thomas Sipp. O próprio dono comenta as imagens, revelando suas intenções comerciais e estéticas por trás de cada arranjo.
Le Jour dês Frites, 2000
6min59
Enquanto o mundo se mobiliza para observar o último eclipse solar do milênio, o sr. Pierre Weiner, como em todas as quartas-feiras, prepara mais um dos seus dias da batata frita. O senhor aposentado nos revela seu método enquanto conta seu cotidiano, dedicado aos prazeres domésticos.
Deux Compagnons des Toits, 2012
26min24
Dois aprendizes de uma antiga tradição francesa de trabalhos manuais dos compagnons (companheiros), Maxime e Lionel, apresentam suas ferramentas de trabalho e seu ofício de construtores de telhados, narrando suas trajetórias pessoais e profissionais.
Madame B, 2004
10min11
Uma enorme e decadente mansão abandonada é a morada de Madame B. Vemos seus suntuosos cômodos sem vida e um pouco do dia a dia da senhora idosa.
Villa B, 2003
10min10
Thomas Sipp acompanha uma visita de estudantes de arquitetura a uma antiga mansão que se debruça sobre um vale tropical.
Serviço
1ª Mostra Itinerante de Videoarte
SESI – Santos – Centro de Atividades Culturais CAC01
De 11 de abril a 29 de maio de 2013
Av.Nossa Senhora de Fatima, 366 JD. Stª Maria – Santos – SP
[email protected] – (13) 3209-8230
By: Thaís Dantas