‘Vou sair pra catar gente’ transforma ruas de Santos em galeria de arte
É arte que você quer, @? Pois então pode comemorar, as ruas de Santos vão se transformar numa verdadeira galeria. O motivo? A ocupação Vou sair pra catar gente, da Biga Appes, vai ocupar espaços urbanos da cidade.
Sua missão é encontrar e apreciar todos os cliques.
Além disso, claro, postar as artes expostas em lambe-lambes no Instagram com #JuicySantos.
Vou sair pra catar gente
O projeto da fotógrafa Biga Appes foi contemplado no 7º Concurso de Apoio a Projetos Culturais de Santos, o Facult. A partir deste domingo (22 de setembro), as fotos estarão espalhadas por vários pontos da cidade.
Imagem: Divulgação
Em resumo, os cliques colocam em prática o desejo da fotografa de capturar a beleza da diversidade étnica e social. Essa, aliás, é uma das características do trabalho dela no decorrer de mais de 30 anos. Se você não conhece a Biga Appes pelo nome, vamos a um breve resumo: ela começou a carreira como repórter fotográfica. Aqui em Santos, seus cliques estamparam páginas de veículos como, por exemplo, o Jornal da Orla e o Diário do Litoral.
Atualmente, a santista produz fotos e vídeos para artistas da região.
As imagens coladas em muros, paredes e em outros espaços pertencem ao acervo de Biga e também como há cliques feitos durante sete ensaios fotográficos realizados especialmente para o projeto. Os shootings tiveram como modelos:
- Renata Carvalho
- Priscila Ribeiro
- Preta Rara
- Mauro Mariano
- Lúcia Lux
- Geraldo Varjabedian
- Chico Melo
Além dos ensaios, o projeto contou com três oficinas gratuitas de sensibilização fotográfica sobre autorretrato. As aulas aconteceram nos morros da Penha, Nova Cintra e Vila Progresso.
“As oficinas tiveram como finalidade fazer uma contraposição conceitual do autorretrato ao hábito de tirar selfies”, afirma a fotógrafa.
O resultado do trabalho aparecerá pela cidade durante os próximos dois meses. Os endereços não foram divulgados, ou seja, será uma grata surpresa encontrar arte pelo seu caminho 🙂
Pretatitude – Emergência, Insurgência, Afirmação
Como estamos falando de arte, vale lembrar que a exposiçãoPretatitude – Emergência, Insurgência, Afirmaçãosegue em cartaz no Sesc Santos. A visitação é gratuita e convida o público a conhecer um recorte da produção afro-brasileira contemporânea. Tanto os trabalhos de artistas consagrados quanto de nomes emergentes fazem parte da curadoria.
Vale a pena colocar esse rolê na sua agenda.