Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

‘Vou sair pra catar gente’ transforma ruas de Santos em galeria de arte

É arte que você quer, @? Pois então pode comemorar, as ruas de Santos vão se transformar numa verdadeira galeria. O motivo? A ocupação Vou sair pra catar gente, da Biga Appes, vai ocupar espaços urbanos da cidade.

Sua missão é encontrar e apreciar todos os cliques.

Além disso, claro, postar as artes expostas em lambe-lambes no Instagram com #JuicySantos.

Vou sair pra catar gente

O projeto da fotógrafa Biga Appes foi contemplado no 7º Concurso de Apoio a Projetos Culturais de Santos, o Facult. A partir deste domingo (22 de setembro), as fotos estarão espalhadas por vários pontos da cidade.

juicysantos.com.br - Vou sair pra catar genteImagem: Divulgação

Em resumo, os cliques colocam em prática o desejo da fotografa de capturar a beleza da diversidade étnica e social. Essa, aliás, é uma das características do trabalho dela no decorrer de mais de 30 anos. Se você não conhece a Biga Appes pelo nome, vamos a um breve resumo: ela começou a carreira como repórter fotográfica. Aqui em Santos, seus cliques estamparam páginas de veículos como, por exemplo, o Jornal da Orla e o Diário do Litoral.

Atualmente, a santista produz fotos e vídeos para artistas da região.

As imagens coladas em muros, paredes e em outros espaços pertencem ao acervo de Biga e também como há cliques feitos durante sete ensaios fotográficos realizados especialmente para o projeto. Os shootings tiveram como modelos:

  • Renata Carvalho
  • Priscila Ribeiro
  • Preta Rara
  • Mauro Mariano
  • Lúcia Lux
  • Geraldo Varjabedian
  • Chico Melo

juicysantos.com.br - Vou sair pra catar gente

Além dos ensaios, o projeto contou com três oficinas gratuitas de sensibilização fotográfica sobre autorretrato. As aulas aconteceram nos morros da Penha, Nova Cintra e Vila Progresso.

“As oficinas tiveram como finalidade fazer uma contraposição conceitual do autorretrato ao hábito de tirar selfies”, afirma a fotógrafa.

O resultado do trabalho aparecerá pela cidade durante os próximos dois meses. Os endereços não foram divulgados, ou seja, será uma grata surpresa encontrar arte pelo seu caminho 🙂

Pretatitude – Emergência, Insurgência, Afirmação

Como estamos falando de arte, vale lembrar que a exposiçãoPretatitude – Emergência, Insurgência, Afirmaçãosegue em cartaz no Sesc Santos. A visitação é gratuita e convida o público a conhecer um recorte da produção afro-brasileira contemporânea. Tanto os trabalhos de artistas consagrados quanto de nomes emergentes fazem parte da curadoria.

Vale a pena colocar esse rolê na sua agenda.