Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Santos de Frente pro Mundo – A História que Dança

A história da dança contemporânea da cidade nas décadas de 80 e 90 e também nos dias de hoje virou livro.

Santos de Frente pro Mundo – A História que Dança é o nome da obra que registra formalmente, pela primeira vez, essa arte em toda a sua versatilidade aqui na nossa região.

www.juicysantos.com.br - cia aplauso de dança

Sugestões para você

O lançamento acontece no domingo (19 de novembro), às 17 horas, no Sesc Santos em um encontro multidisciplinar com a Aplauso Cia de Dança. Com entrada gratuita, o evento terá um bate-papo com as autoras sobre o processo de criação da obra e a presença dos integrantes da companhia.

O livro tem o mesmo nome da coreografia criada para explorar as múltiplas facetas da cidade e os diferentes corpos que integram o elenco e sua formação como bailarinos/intérpretes.

Luciana Raccini sempre teve a intenção de tornar pública a história da dança de Santos.

Em seus anos de atuação como educadora de dança, coreógrafa, diretora, produtora e intérprete, ela manteve um registro histórico desse percurso, e principalmente, como ela ressalta:

“(…) Contar a história das relações afetivas que a dança criou na vida de quem a construiu. Tivemos o grato reconhecimento quando fomos selecionados pelo FACULT, edital de financiamento municipal para projetos culturais”.

Para que a ideia se tornasse realidade, Raccini contou com o apoio de todo o corpo de intérpretes da companhia, como Barbara Muglia Rodrigues, que teve papel fundamental no projeto.

Criaram uma obra poético-imagética através do olhar dos fotografos Lairton Carvalho e Nana Loureiro, que acompanharam o processo de criação da coreografia desde seu embrião.

A história da dança contemporânea no Brasil tem Santos como uma das cidades que construíram e serviram como inspiração por gerações. Foram tempos em que as companhias locais desenvolviam trabalhos de alta qualidade técnico-artística, se destacando pela linguagem inovadora, em mostras e festivais de todo país, principalmente, Joinville, a Bienal Sesc de Dança e o Mapa Cultural Paulista.

Por isso, quando Raccini e Sueli Cherbino, diretora da Aplauso, se reencontraram em Santos, em 2014, perceberam que a força de seu trabalho ainda vivia e resolveram se reunir mais uma vez, com a missão de fortalecer esse cenário incrível e promissor.

“Há muitas fotos e registros de todos esses anos, tanto de palco como de intervenções e ensaios. Nós decidimos trabalhar apenas com fotografias de palco produzidas por Nana Loureiro e Lairton Carvalho, que são os fotógrafos que nos acompanharam, oficialmente, durante todos esses anos”.

Rodrigues foi a responsável por escrever a história contada pelas fotos ao longo desses anos.

By: Sarah Mascarenhas