Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 25 anos - Santos

Mais cores em Santos: 2 projetos espalham arte pelas ruas da cidade

  • 1
    Share

Para quem ama arte, encontrar uma obra no meio de um caminho cotidiano é sempre incrível.  Se acaso você concorda com isso, nós temos uma ótima notícia para te dar:

Agora tem mais cores em Santos

Neste comecinho de 2021, dois projetos levam um pouco mais de cor para diferentes endereços da cidade. Em resumo, ambos utilizam o grafite como linguagem e têm vários talentos santistas envolvidos.

Em outras palavras: talvez você precise mudar de caminho para conferir.

Mas pode fazer isso sem medo, pois a gente garante que vai valer a pena. Aliás, não esquece de registrar e postar no Instagram com a #juicysantos para nós conferirmos o clique, tá?

1. Mural ‘Retrato’

No sopé do Monte Serrat, localizado na Rua Bittencourt, o novo mural homenageia mulheres que fazem parte da história e desenvolvimento da comunidade local. A ilustração traz as moradoras Josélia, Socorro, Francisca, Neuma e Cícera. Também está na arte a padroeira da cidade, Nossa Senhora do Monte Serrat.

juicysantos.com.br - mais cores em SantosImagem: Divulgação

Intitulada ‘Retrato’, a arte é produzida pelas grafiteiras Lia Fênix, Cléo Moreira e Fixxa.

Já o lettering tem assinatura de Colante e Xall Len.  

“A comunidade tem sido bem receptiva. Eles param, contemplam, identificam as homenageadas e contam histórias e momentos que vivenciaram com elas”, conta Fixxa. 

Ainda de acordo com ela, cada uma das Marias é representada com cores, flores, folhas e objetos que tivessem a ver com o cotidiano de cada uma delas. Para isso, as artistas contaram com uma pesquisa feita por moradores do Monte Serrat e pela jornalista Catharina Apolinário.

2. Projeto Mais Cores

As esquinas do Centro Histórico de Santos ficaram mais coloridos e divertidos últimos meses. Graças ao projeto Mais Cores (ou + Cores), que reúne oito artistas da cidade com a missão de pintar postes e lixeiras desde dezembro.

Imagem: Rosana Anjos

De acordo com Erico Bomfim, que organizou a ação com Léo Leite do Estúdio Prêo, as artes se dividem nas seguintes temáticas:

  • Santos
  • História
  • Caiçara
  • Gírias
  • Porto
  • Morro
  • Praia
  • Café
  • Futuro

No total, 6 ruas do Centro ganharam um novo colorido pelo projeto: Frei Gaspar, Riachuelo, Frei Caneca, Itororó, Martim Afonso e Senador Feijó.

Tem muitos grafites em Santos para conhecer

Para quem ama arte, além destes projetos, existem várias outras artes incríveis na cidade. Aliás, uma lei complementar regulamenta a prática do grafite por aqui, sabia? Por conta disso, não faltam murais e outras obras iradas assinadas por talentos santistas nas ruas da cidade.

Também por aqui é possível encontrar uma arte do Kobra. O mural, feito por um dos grafiteiros mais importantes do país, fica na Ponta da Praia e é intitulado “Coração Santista”.

Se você quiser conferir, é só colar no Mercado de Peixes – pois a obra fica bem na lateral, onde está localizado o novo Centro de Convenções. Aqui pertinho, em Cubatão, o Kobra coloriu dois tanques de mais de 14 metros de altura em 2014 e as artes também são lindas.

Em tempo: os canais de Santos também estão agora sinalizados com esculturas de seus números concebidas por artistas locais.