Texto porJuicy Santos
Santos

Santos, um polo propagador da dança contemporânea no Brasil

Quando na vida acontece uma grande mudança, nossa visão do mundo também tende a se ampliar. Foi isso que rolou comigo nos últimos 6 meses (leia minha primeira colaboração pro site).

Saí da minha cidade natal no centro do estado de São Paulo e me mudei pra Santos, uma espécie de porta do Brasil pro mundo! É isso que sinto: a vida se abriu pra mim em todos os sentidos. Sou jornalista de formação, mas tenho de uma trajetória muito conectada à música, porque meus pais eram músicos,  já toquei piano e contrabaixo e fui vocalista de banda por muito tempo.

Mas agora, com toda essa expansão de consciência, comecei a me reconectar outras artes que sempre permearam os meus dias, e é disso que vim falar hoje no Juicy Santos!

A dança contemporânea chega, a cada dia, com mais força na minha rotina. Como vocês devem ter acompanhado aqui, fiz uma imersão no mundo artístico em Santos, conheci músicos, poetas, palhaços, intérpretes de todas as linguagens. Essas pessoas têm sido meu norte e hoje vou falar especialmente da Aplauso Cia.

Nesta sexta-feira (22 de dezembro), vai rolar um encontro descontraído para comemorar o lançamento do livro “Santos de Frente Pro Mundo: Uma história que dança”.

A história

Se você tá achando que essa é uma historia qualquer, ledo engano.

A dança contemporânea, por si só, já é um movimento artístico que surgiu para despadronizar o ballet clássico e se apropriar da liberdade da dança moderna. Trata de concretizar a liberdade do movimento do corpo a partir da dança, aliada a outras linguagens artísticas.

O termo “expressão corporal” surgiu com o contemporâneo, que considera o bailarino um intérprete e busca dialogar com outros estilos, outras artes e outros movimentos artísticos.

Santos tem papel fundamental na historia da dança contemporânea no Brasil, porque daqui desta cidade portuária, surgiram grandes eventos internacionais ligados ao gênero.

No livro “Santos de frente pro mundo: A historia que dança”, é possível conhecer, por meio de fotos de arquivo e do registro dos parceiros Nana Loureiro e Lairton Carvalho, que são os fotógrafos que acompanharam a companhia oficialmente, durante todos esses anos.

Cinza General Store é parceiro da Cia Aplauso desde seu surgimento e já recebeu o grupo em diferentes ocasiões, desde dança na praça, apresentação no quiosque e muito mais.

Por isso, nada mais apropriado abrir as “portas” do bar novamente nesta sexta-feira, a partir das 19  horas, para um bate-papo descontraído, noite de autógrafos para os curiosos e amantes da dança na Baixada Santista. Quer saber mais sobre a Applauso Cia, saber da agenda e cursos oferecidos? Curta a página Aplauso Cia de Dança ou siga no Instagram @aplausocia.

Por Sarah Mascarenhas, mãe da Letícia, fissurada nos Simpsons, Pottermaníaca, uma magrela de magrela, amante de desenhos animados, uma caipira do interior paulista que resolveu descer a serra há pouco tempo e apaixonada por arte. Se quiser me conhecer melhor, siga no Instagram @_sarah_mascarenhas, no Facebook na página ou no blog sarahcura.blogspot.com.br

By: Sarah Mascarenhas