Roxy recebe filme sobre Madame Satã, boate icônica de SP

Quando eu era nova, a Madame Satã era tipo o templo do alternativo.

A Flávia adolescente só ouvia falar daquele lugar em SP em que música, artes cênicas, audiovisual e a contracultura se misturavam em um ambiente incrível, um paraíso pra quem era outsider.

E a icônica boate paulistana virou tema de um documentário incrível, pelo olhar de Wlad Cruz (que também dirigiu o maravilhoso Woodstock – Mais que Uma Loja).

madame-satã

Uma Nova Onda De Liberdade: A História do Madame Satã apresenta a história desta que é a principal casa noturna da história do underground paulistano – e do Brasil também.

O filme terá estreia amanhã (15 de dezembro, terça-feira), às 21 horas, no Cine Roxy do Pátio Iporanga. E o melhor: a sessão é gratuita (necessário retirar ingresso 1 hora antes da exibição).

Em atividade até hoje, o casarão começou as atividades em 1983, e no período dos anos 1980 foi o principal polo aglutinador de artistas de vanguarda da cidade, de onde saíram nomes díspares e essenciais para a música, artes cênicas, artes plásticas, pro jornalismo, foto e video de São Paulo, bem como personagens míticos da noite paulistana que fizeram história com suas performances absurdas e impactantes.

A história da casa é contada por quem a criou, seus frequentadores assíduos, nomes como Angela Dippe, Akira S. (Akira S. & As Garotas Que Erraram), Ciro Pessoa (Titãs/Cabine C), Clemente Nascimento (Inocentes), Edgard Scandurra (Ira!), Fernando Deluque (RPM), Grace Gianoukas, o jornalista Mário Mendes, Miguel Barella (Voluntários Da Pátria), o fotógrafo Rui Mendes, Sandra Coutinho (As Mercenárias) e muito mais, tudo ilustrado com material de arquivo e dezenas de histórias  sobre o principal reduto da noite alternativa brasileira.

[ytplayer video=”https://www.youtube.com/watch?v=–ekN27La-o”]

Após as exibições em cinemas, em fevereiro de 2016, o longa receberá uma versão home­video em DVD e nos sistemas on demand em fevereiro de 2016.

Sobre Wladimyr Cruz

O jornalista Wladimyr Cruz é o editor do site de música alternativa ZonaPunk.com.br há 16 anos, e iniciou sua jornada no audiovisual com o doc longa metragem “Woodstock ­ Mais Que Uma Loja” (2014), sobre a lendária loja de discos paulistana responsável pela popularização do heavy metal no Brasil.

O filme “Uma Nova Onda De Liberdade: A história do Madame Satã” é seu segundo documentário e faz parte de uma coleção de cinco filmes intitulada São Paulo Rockstória, onde o jornalista pretende contar histórias e resgatar memórias do rock paulista em diferentes recortes.

O terceiro filme da série já está sendo produzido e tem lançamento marcado para 2016 sob o título de “Os Portais Do Inferno Se Abrem: a história do Vulcano”, contando sobre a carreira da lendária banda santista, precursora da música extrema e do death metal no Brasil.