Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Conheça o PalafitaCon, que levará mundo geek ao Dique da Vila Gilda

Não é novidade para ninguém que Santos é uma cidade nerd.

Afinal, já faz alguns anos que figuramos alto no ranking da Amazon Brasil. Além disso, o calendário da cidade é cheio de eventos geeks, pré-estreias de cinema, peças de teatro… A dúvida que fica é: todos os santistas têm acesso a essa veia nerd da cidade? A resposta infelizmente é não. Mas a primeira edição do PalafitaCon busca mudar esse cenário.

Isso porque o evento gratuito reunirá quadrinistas, cosplayers, RPGistas, palestrantes, troca de gibis, estandes e outras atrações no Dique da Vila Gilda.

O que é o PalafitaCon

Mais de 25 mil pessoas vivem no Dique da Vila Gilda, região de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região e também a maior favela sob palafitas da América Latina. O PalafitaCon nasce nesse cenário. De acordo com organizadores, o objetivo é proporcionar a experiência do mundo geek para todos.

A programação acontece no dia 17 de agosto (sábado), das 10h às 18 horas, no Instituto Arte no Dique.

juicysantos.com.br - PalafitaCon

 “Em 2018, tivemos um vislumbre da importância em trazermos o mundo geek ao Arte no Dique no lançamento da gibiteca no 3º Santos Film Fest”, explica o idealizador, André Azenha.

Segundo ele, o lançamento do espaço foi também uma manhã com atividades diversas e participação de centenas de pessoas da comunidade.

“Em seguida, nós conhecemos o PerifaCon, que acontece em São Paulo. Conversamos com membros do universo geek santista e todos se empolgaram com a oportunidade de democratizar ainda mais o acesso a este segmento”.

O que vai rolar no PalafitaCon

Tamanha empolgação garantiu que, apesar de ainda estarmos em maio, a programação do evento já tenha eventos confirmados.

Se você está curioso para saber, dá uma olhada na escalação preliminar:

  • Produção de sketches com a Equipe da Mosh Escola de Arte
  • Mesas de RGP e jogos de tabuleiros, com o Projeto Contos Lúdicos
  • Palestra: A importância do Pantera Negra para a  cultura pop e a representatividade, com Claudio Roberto Basílio
  • Cosplayers de Star Wars e Princesas da Disney

juicysantos.com.br - PalafitaCon

De acordo com os organizadores, mais bate-papos, palestras e filmes serão agendados até a data do evento.

Se você tem interesse em enriquecer o evento pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pela página no Facebook.