Orquestra Jovem da Paróquia N. Sra. Do Rosário da Pompeia

Acordes, cores e luzes se unem numa história. Ao comando do maestro, instrumentos silenciam e outros ganham ênfase e força.

Por mais que sejam especializados, todos na orquestra seguem os comandos passados.

Orquestra foto capaImagem: Divulgação

Numa analogia rápida, dá para comparar essa estrutura com o cotidiano de uma igreja, né? Afinal, não importa de qual religião falamos, todas concordam que devemos seguir alguém.

Então, por que é tão difícil encontrar igrejas que mantenham orquestras jovens? Aqui na Baixada Santista, apenas uma paroquia tem o serviço, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia.

Mais de 30 jovens, com idades entre 7 e 18 anos, fazem aulas de instrumentos clássicos – violino, violoncelo, flauta transversal, trompete, sax e piano – com professores especializados em cada um deles.

Segundo a coordenação da igreja, a ideia é tira-los da rua, das más companhias e evitar o uso excessivo de eletrônicos e da internet, além de estimular o contato com a música clássica.

A galera que forma a orquestra, regida por Mario Tirolli, se apresentará na próxima terça-feira (15 de dezembro), às 20 horas. Que tal aprecia-los e, quem sabe, tentar uma vaga para o ano que vem?

O espetáculo é gratuito, na Praça Benedito Calixto, 1, Pompeia.