Exposição no Museu do Café fala sobre telecomunicações e o café
Enquanto você lê essa matéria, uma xícara de café repousa do lado direito do computador?
Não? Então provavelmente você já deliciou ou está planejando passar um cafezinho, né? Fala a verdade! Assim como a comunicação, o café faz parte da rotina dos brasileiros (e principalmente dos santistas).
Mas será que existe alguma relação entre a comunicação e o café?
E entre o café e as nossas relações pessoais?
Uma exposição no Museu do Café vai responder
Em cartaz a partir de sexta-feira (16 de dezembro), Mundo em Rede: as telecomunicações e o café aborda a importância das telecomunicações para o comércio do grão e dos grãos nas nossas relações. Entre outras coisas, o acervo tem peças como, por exemplo, teleimpressores, telefones, rádios, fax e livros de códigos telegráfico.
O visitante terá a oportunidade de entender como esses objetos foram importantes ferramentas para corretores, comissárias e exportadores. E, por isso, são uma parte relevante na história do café e no desenvolvimento do setor. E como Santos formava um importante centro de informações que congregava representantes do interior e exterior.
Além disso, a mostra também reflete sobre como as transformações nos meios de comunicação influenciam nossas próprias relações pessoais.
De acordo com a divulgação, a exposição cruzou informações presentes em depoimentos de História Oral, pesquisa de acervo e informações bibliográficas e documentais.
Vai lá
Você também amou o rolê? Então coloque na sua agenda e vai lá. O Museu do Café fica na Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico. Atualmente funciona de quinta-feira a domingo, das 11h às 17 horas. A entrada é R$ 10. Mas há meia-entrada para estudantes, funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e pessoas da terceira idade.
Se você planejar sua visita para um sábado, a entrada é gratuita.
Além do museu, quem ama café tem vários outros rolês imperdíveis em Santos. Você pode, por exemplo, conhecer uma das várias cafeterias da cidade. Aqui no Juicy nós amamos várias e não conseguimos dizer uma preferida. Clique aqui para saber quais são donas do nosso coração e escolha entre elas!
Tudo sobre telecomunicações e o café em casa
Prefere ficar em casa? Não tem problema.
Desde o início da pandemia o Museu do Café tem uma visita online interativa. A mostra não faz parte do rolê, mas apesar disso vai rolar uma programação envolvendo essa novidade. Na mesma data da inauguração (16 de dezembro), o setor educativo do museu realizará uma visita mediada no espaço expositivo, levando conteúdo aprofundado durante transmissão ao vivo no Instagram.
No dia seguinte, 17 de dezembro, acontece outro bate-papo, dessa vez abordando as etapas por trás do desenvolvimento desse trabalho, desde o processo de definição da temática, realização de pesquisa e definição do discurso curatorial, até a concepção do espaço e idealização da mediação.
Ambas atividades serão às 17 horas e são gratuitas!