Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

Dia de limpar a praia no Clean Up Day em Santos

Lá na Amazônia, o bicho tá pegando – literalmente. As queimadas tomaram os noticiários. A preocupação é geral. E, se não dá pra ir até floresta se mobilizar sobre isso, há maneiras de ajudar o meio ambiente começando pela nossa própria casa.

Que tal participar do Clean Up Day em Santos? A ação internacional de limpeza de praias  vai rolar por aqui e em outros 150 países do mundo neste mês.

O Dia Mundial da Limpeza vai acontecer em 21 de setembro (sábado), das 8h30 ao meio-dia, com concentração na Praça das Bandeiras, no Gonzaga. Desse local, a galera parte em direção ao Aquário Municipal.

Esta é a quarta edição do evento em Santos. Legal mencionar que essa iniciativa conversa totalmente com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

www.juicysantos.com.br - clean up day em santos sp

Clean Up Day em Santos: como ajudar

Desde 2015, o Clean Up Day já recolheu mais de 400 quilos de resíduos na praia de Santos. Grande parte é composto pelo microlixo. São bitucas de cigarro, tampas e lacres de bebidas, canudos plásticos e até pedaços de isopor. Tudo isso é separado de acordo com o tipo de material e encaminhado para destinação ambiental adequada.

E olha que interessante: as quatro maiores operadoras do Porto de Santos, concorrentes em negócios, vão se unir em torno dessa causa. DP World, Brasil Terminal Portuário (BTP), Ecoporto/Ecopátio e Santos Brasil encabeçam o mutirão pra dar mais força ainda ao Clean Up Day. Funcionários das empresas vão atuar como voluntários durante o dia. E você pode participar também, fazendo sua parte.

O movimento global Go Green iniciou essa onda do bem. Tudo com o objetivo de tornar as companhias mais sustentáveis por meio de reutilização de recursos e reciclagem de resíduos.

Um estudo da World Wide Fund for Nature (WWF) mostrou que o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo. Recentemente, o Santos FC mergulhou nessa questão de cabeça. O clube “vestiu” de plástico seu mascote, em parceria com a WWF.

Para participar do Clean Up Day em Santos, basta chegar e se juntar ao grupo.

Isso significa areia e água mais limpa pra gente pegar onda, caminhar e curtir. E uma praia mais limpa pra todo mundo.