Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Entenda porque o mascote do Santos FC estava enrolado em plástico

Não entendeu porque o mascote do Santos FC estava enrolado em plástico no jogo contra o Fortaleza, no último domingo (25 de agosto)?

Você não curte futebol e nem ficou sabendo disso?

Pois então continue a leitura. O Juicy Santos te conta, nesse post, o que foi essa ação incrível entre o time da Vila Belmiro e a WWF Brasil (World Wide Fund). Nem sempre é só futebol e nós amamos quando é muito mais do que o esporte!

Por que o mascote do Santos FC estava enrolado em plástico?

Estima-se que algo em torno de 8 milhões de toneladas de plásticos entrem no oceano todos os anos. Grande parte são produtos de uso únicos como, por exemplo, canudos e copos descartáveis. Por isso, não é exagero dizer que o plástico está na comida que comemos, na bebida que bebemos e também no ar que respiramos.

Acredita-se que, se nada for feito, até 2050 o número de plásticos nos oceanos será maior do que o peixes.

Esse cenário nos levou ao que é conhecido como a “guerra contra o plástico” e também motivou a ação que aconteceu no último jogo do Santos FC.

juicysantos.com.br - mascote do Santos FC estava enrolado em plástico

Em resumo, o que ocorreu foi uma união entre o time e o WWF-Brasil. O público que compareceu à Vila Belmiro, no jogo contra o Fortaleza, viu o mascote Baleinha preso a um gigante pedaço de plástico. Cena que é cada vez mais comum nos oceanos no Brasil e no mundo.

Além disso, os jogadores usaram a logo da campanha estampada nas camisas e entraram em campo com uma faixa explicando a ação.

“Já que o Santos tem como mascote um animal ameaçado pela poluição dos oceanos, achamos que seria o parceiro ideal para ampliar a luta pelo meio ambiente. Juntamos um assunto tão sério à paixão do brasileiro pelo futebol”, explica Adriano Alarcon.

De acordo com José Carlos Peres, presidente do time, o Santos FC escolheu a WWF-Brasil porque a instituição está liderando uma campanha internacional para eliminar o plástico na natureza. Entre as ações está, por exemplo, uma petição a ser apresentada no Fórum Mundial das Nações Unidas aos principais líderes globais.

juicysantos.com.br - mascote do Santos FC estava enrolado em plástico

A petição pode ser assinada online no site.

Acredita Nelas

Essa não é a primeira vez que o time alvinegro se mostra engajado com assuntos importantes.

Se acaso você não lembra, em junho rolou uma ação bem bacana sobre futebol feminino. Em um resumo rápido, o público que estava na Vila Belmiro para assistir o clássico contra o Corinthians, pode ver uma bandeira estendida na torcida santista, com os dizeres:

“Infelizmente, esta bandeira vai ser mais vista que o futebol feminino #AcreditaNelas”.

O manifesto – feito em parceria com a Uber e a Federação Paulista – buscava mostrar a falta de visibilidade e apoio que a modalidade feminina tem no país.

Use o plástico de forma consciente

Voltando ao assunto do plástico: você sabe como ajudar?

Em Santos e várias outras cidades, o uso de canudos já é proibido por lei. Mas, a gente sabe que banir apenas os canudinhos não é suficiente. Se você se importa com esse assunto, pode ajudar ao adotar práticas como:

  • Usar ecobags
  • Adotar garrafas reutilizáveis
  • Ter seu próprio copo/caneca no trabalho
  • Ter talheres na mochila

Também é importante que o descarte dos plásticos seja feito corretamente. Então, lembre-se de separar e descartar no dia da coleta seletiva 🙂