Santistas do Garage Fuzz comemoram 25 anos de carreira

Se você perguntar para alguém que gosta de música pop, qual o maior grupo de rock que Santos já teve, provavelmente ele vai te responder Charlie Brown Jr..

Caso pergunte para alguém quem gosta mais de heavy metal, ele dirá sem pestanejar: Vulcano.

E claro, para aqueles que gostam de hardcore, punk e rock alternativo, a resposta é hors concours: Garage Fuzz.

Formado em 1991, contando com ex-integrantes de outros conjuntos oriundos da cena punk local, o grupo lançou recentemente seu novo full-length, “Fast Relief”, e no próximo dia 26 de março (sábado), no Café Central (Rua Frei Gaspar, 43), comemora seus 25 anos de atividade musical.

Vindos de uma época onde o cenário independente ainda engatinhava no Brasil, a banda conquistou um respaldo perante público e critica em um raro caso de unanimidade.

Geração Garage

garage-fuzz

Influentes e atuantes, os caras são os maiores responsáveis pela colocação de Santos no mapa do hardcore punk nacional, não apenas pelo trabalho desenvolvido como Garage Fuzz, mas também pelas bandas passadas de seus integrantes (Psych Possessor, OVEC, Safari Hamburgers) e por toda sua atuação no cenário da região.

Nos anos 1990, o vocalista e artista plástico Alexandre “Sesper / Farofa” Cruz, foi proprietário da loja Sound Of Fish, ali no Gonzaga, loja responsável pela formação musical de toda uma geração fã de hardcore, punk e música alternativa na Baixada.

Já o baixista do grupo, Fabricio de Souza, também conduz a Stand Produções, produtora de shows independente que trouxe a Santos nomes de peso do rock alternativo mundial, como Fugazi, Superchunk, No Fun At All e Backyard Babies.

Além de tudo isso, o Garage Fuzz sempre serviu de parâmetro quando o papo é qualidade na cena independente, sempre produzindo e executando todo seu material com um cuidado acima da média, ajudando assim a profissionalizar ainda mais o meio em que o grupo se criou, dando as caras inclusive no mainstream, seja tocando em festivais como o Lollapalooza Brasil, ou citado como referência por nomes do rock mainstream, como Badaui do CPM 22.

Show imperdível

No show do próximo dia 26, tudo isso e muito mais será celebrado no palco, em um show especial onde o grupo promete faixas de todos os seus álbuns, além de apresentações das bandas convidadas Jerseys e Blackjaw, e mais uma seleção de sons deste que vos escreve.

Esta será a primeira apresentação do grupo no ano em Santos/SP, e para você ir se preparando para esta gig, produzimos uma playlist com algumas das melhores faixas de toda discografia do grupo – e que também serve como dica para o que vem por aí no set list do show.

Aperte o play e boa viagem!

*Wladmyr Cruz é fundador e editor do site Zona Punk, dirigiu dois documentários sobre a cena underground brasileira (Woodstock – Mais Que Uma Loja e Uma Nova Onda de Liberdade – A História do Madame Satã) e comanda a Blue Screen of Death Filmes