Texto porLudmilla Rossi
Santos
TAGs

MASS apresenta exposição sobre a presença Russa em Santos

Entre os anos de 1958 a 1968, no antigo Mosteiro de São Bento, funcionou o Instituto São Vladimir, onde atualmente localiza-se o Museu de Arte Sacra de Santos – MASS.

Teve como propósito acolher meninos refugiados “russo-chineses”, provenientes principalmente da região da Manchúria, na China. Por iniciativa do Pe. Philippe de Régis SJ, o internato foi fundado oficialmente em 14 de março de 1954, em Itu – SP, cuja missão foi a preservação e difusão da cultura russa. Eram realizadas, juntamente com os meninos, aulas de dança, teatro, idioma e teologia.

A mostra apresentará por meio de fotografias, depoimentos orais e textos informativos a história deste internato e a sua importância aos jovens refugiados que provieram de situações precárias em diversos aspectos, correlacionando com o trabalho assistencial dos padres jesuítas.

A exposição também contará com a ambientação de uma capela ortodoxa, arquitetonicamente inspirada na capela que existia no interior do Mosteiro de São Bento, a qual os meninos russos frequentavam diariamente.

O material exposto foi coletado a partir do Trabalho de Conclusão, intitulado “O Instituto São Vladimir e a Presença Russa em Santos, pela voz dos imigrantes (1958 – 1968)”, uma pesquisa realizada pela historiadora Barbara Higa que objetivou dar visibilidade à história do Instituto São Vladimir, destacando a presença da comunidade russa em Santos, compondo parte da história da cidade.

Foram coletados cinco depoimentos, sendo um do ex-diretor, três ex-alunos nascidos na Manchúria, e um frequentador, que visitava eventualmente. Através destes sujeitos, além dos depoimentos, foram obtidas 428 fotografias, que retratam situações do cotidiano, como os momentos de lazer, refeições, apresentações e ensaios de danças e peças teatrais, celebrações do rito bizantino-eslavo e momentos de aprendizagem.

Museu de Arte Sacra de Santos

A exposição pretende difundir as memórias daqueles que viveram essa história e a importância sociocultural do Instituto São Vladimir para a comunidade russa-chinesa que se instalou no Brasil na década de 1950 e que hoje compõe a sociedade brasileira miscigenada e multicultural.

Serviço
Exposição sobre a presença Russa em Santos no Museu de Arte Sacra de Santos (MASS)
Rua Santa Joana D’Arc, nº 795, Morro São Bento, Santos/SP

Funcionamento
Terça a domingo, das 10h00 às 17h00

Ingresso
R$5,00 – Inteira
R$ 2,50 – Estudantes, idosos, professores e visitantes do Bonde Turístico e da Linha Conheça Santos (com apresentação do bilhete)

Contatos
(13) 3219-1111
[email protected]