Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Festival Internacional de Curtas Metragens de SP em Santos

Em agosto, SP respirou audiovisual, graças ao Festival Internacional de Curtas de São Paulo.

Foram 365 filmes de 55 países em diversas salas de cinema da cidade. Agora é a vez de o público santista conhecer as produções e diferentes estilos que são feitos mundo afora. 

Como? É bem simples: em setembro, tem festival internacional de curtas metragens de SP em Santos. Entre os dias 21 e 24 (quinta-feira a domingo), o Sesc Santos exibe 4 mostras com mais de 20 títulos diferentes. Tudo GRATUITO.

E tem mais! Zita Carvalhosa, diretora do evento em SP, vem a Santos no primeiro dia (quinta-feira) para um bate-papo sobre a importância dos festivais para a produção e difusão de obras cinematográficas.

MIS-Festival-Internacional-de-Curtas-Metragens-de-São-Paulo

Ficou interessado ou sabe de alguém que vai pirar com a notícia? Então avise a galera e marque os amigos no post 😉

Programação completa

Bate-papo: Festival Kinoforum ( Encontro com Zita Carvalhosa)

Além de falar sobre importância dos Festivais para a produção e difusão de obras cinematográficas, a diretora do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo vai explicar a função do curador e de diretores de festivais.

Quando: Quinta-feira, 21 de setembro, às 19 horas

Humor em Tempos de Cólera

Uma retrospectiva de obras que flertam com o humor em suas diferentes facetas, numa tentativa de resgatar um recorte de situações delicadas e trazer à tona o debate saudável de ideias. Fazem parte da mostra:

Até a China (Brasil/RJ, animação): Fui pra China só com bagagem de mão. Na China os motociclistas usam casaco ao contrário e os restaurantes servem cabeças de peixe, lagostins e enguias.

Meu Amigo Nietzsche (Brasil/DF, ficção): O improvável encontro entre Lucas e o filósofo Nietzsche é o início de uma violenta revolução na mente do garoto, em sua família e na sociedade. Ao final, ele não será mais um garoto. Será uma dinamite.

A Alma do Negócio (Brasil/SP, ficção): A publicidade é a alma do negócio ou o negócio é a alma da publicidade?

Tapa na Pantera (Brasil/SP, ficção): Você quer? Icônico vídeo com Maria Alice Vergueiro.

Efeito Casimiro (Brasil/RJ, documentário): A história do evento ufológico mais importante – ainda que desconhecido – do Brasil, ocorrido em 1980 no pacato município de Casimiro de Abreu, estado do Rio de Janeiro.

Recife Frio (Brasil/PE, ficção): A cidade brasileira de Recife, que já foi tropical, agora é fria, chuvosa e triste, depois de passar por uma desconhecida mudança climática.

Quando: Quinta-feira, 21 de setembro, às 16 horas

Mulheres Negras

O programa, com curadoria das cineastas Juliana Vicente, Larissa Fulana de Tal, Thais Scabio e Viviane Ferreira, parte do conceito de uma sobe e puxa a outra – um dos principais alicerces do apoio mútuo entre as mulheres negras na missão de garantia de sua existência e lugar de fala no feminino.

Kbela (Brasil/SP, ficção/experimental): Um olhar sensível sobre a experiência do racismo vivido cotidianamente por mulheres negras. A descoberta de uma força ancestral que emerge de seus cabelos crespos transcendendo o embranquecimento. Um exercício subjetivo de autorepresentação e empoderamento.

Mucamas (Brasil/SP, documentário): O documentário conta a história de cinco mulheres que foram ou são empregadas domestica, através do olhar das suas filhas e propondo um debate sobre o ressignificado da profissão no Brasil.

Òrun Àiyé: A criação da noite (Brasil/BA, animação): O vovô Bira (Carlos Betão) conta para a sua neta Luna (Fernanda Crescencio) a saga de Oxalá (Carlinhos Brown) para criar a Terra e os seres humanos.

Cores & Botas (Brasil/SP, ficção): Joana tem um sonho comum a muitas meninas dos anos 80: ser Paquita. Sua família é bem sucedida e a apoia em seu sonho. Porém, Joana é negra, e nunca se viu uma paquita negra no programa da Xuxa.

Mc Soffia (Brasil/SP, documentário): Através do RAP, a voz de MC Soffia multiplica-se em poesia, rima, ritmo, cultura, respeito e na busca por suas raízes.

Buh D’Angelo (Brasil/SP, documentário): Aos 22 anos, Buh idealizou a Info Preta: uma empresa de manutenção de computadores formada unicamente por mulheres negras voltada preferencialmente para mulheres.

Quando: Sexta-feira, 22 de setembro, às 16 horas

Mostra Brasil

A diversidade cultural é protagonista dos filmes selecionados para a Mostra Brasil. O curta metragem nacional mostra sua vitalidade nesta seleção que aponta caminhos diversos, diferentes abordagens para a realidade de nosso país.

Nada (Brasil/MG, ficção): Bia acaba de fazer 18 anos. O final do ano se aproxima e junto dele o ENEM. A escola e os pais de Bia estão pressionando para que ela decida em qual curso vai se inscrever. Bia não quer fazer nada.

Kunumi, o raio nativo (Brasil/SP, documentário): Na cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2014 um garoto abre uma faixa no centro do gramado pedindo a demarcação de terras indígenas. Werá ou MC Kunumi, filho da etnia Guarani, é um adolescente, escritor, compositor e cantor de rap da aldeia Krukutu, em São Paulo.

Brinquedo novo (Brasil/BA, animação): Em um dia chato, um bebê recebe de sua mãe um ursinho de pelúcia. Ao longo do tempo, ele se transforma em um objeto tedioso. Ele carrega o urso, triste, até que o destino o surpreende.

Filme-catástrofe (Brasil/SP, ficção): Angélica precisa trocar sua fechadura.

Demônia – melodrama em 3 atos (Brasil/SP, ficção): Demônia é um ser endiabrado.  Ou uma mulher má.

Quando: Sábado, 23 de setembro, às 16 horas

Panorama Mundial

Esse programa faz um passeio pelo Quênia, Colômbia, França, passando pela cidade que busca o título de menor do Brasil. Ficção, Animação, Documentário Experimenta são os gêneros visitados.

Damiana (Colômbia, ficção): Nas profundezas da selva, um grupo de meninas adolescentes é mantido sob vigilância. Apesar do abandono e da hostilidade, Damiana espera conseguir entrar em contato com seu pai.

Watu Wote (Alemanha, ficção): Por quase uma década, o Quênia tem sido alvo de ataques terroristas do Al-Shabaab. Um clima de ansiedade e desconfiança cresce entre muçulmanos e cristãos. Mas os passageiros muçulmanos de um ônibus mostraram que a solidariedade pode prevalecer.

Le Grand Bain (França, ficção): Recém-divorciada, Mia se muda para uma pequena quitinete em um bairro popular. Antes campeã de natação, ela acaba dando aulas para os moradores de seu prédio sem piscina…

Borá (Brasil/SP, documentário): Em setembro de 2012, o prefeito de Borá, interior de São Paulo, postou um texto no Facebook.

Césio, o Camaleão (Brasil/RJ, animação): Um camaleão andando pela floresta se aproxima de resíduos de lixo radioativo. Tentando capturar um inseto, engole por acidente um pouco da substância, que o leva a uma viagem com desfecho inesperado.

Quando: Domingo, 24 de setembro, às 16 horas

O Sesc Santos fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.