Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Vai uma xícara de chá? Tudo o que você precisa saber sobre a bebida

  • 5
    Shares

Enquanto escrevo essa matéria, os termômetros de Santos indicam que fazem 18ºC.

Quer dizer, eu acho que eles indicam isso. Foi o resultado da minha pesquisa no Google, eu estou de pantufas para esquentar meus pés e uma xícara de chá repousa ao lado do meu computador. Em outras palavras: já faz frio para quem nasceu caiçara e sempre esteve próximo ao mar.

E, ao menos pra mim, os dias assim vêm sempre com um convite.

Vai uma xícara de chá?

Sei que em Santos a galera ama café. Mas os chás são deliciosos, fáceis de fazer e ainda trazem benefícios para a saúde. Ou seja, a minha resposta é sempre sim.

Esse é o tipo de pausa que eu chamo de autocuidado. E, se você continuar a leitura, talvez concorde comigo até o fim dessa matéria.

juicysantos.com.br - tudo sobre chá

Eu aprendi a tomar chá com os meus pais, ainda na infância. Em casa, os mais tradicionais eram o chá mate e o de camomila – que eles me davam antes de eu deitar, pra eu ter sono quando era hora de criança ir pra cama e ainda estava serelepe. Funcionava, mas nunca entendi muito bem o motivo e até achava que era só porque eu acreditava que ia me dar sono. Mas a verdade é que existe uma explicação para isso.

Os chás contém polifenóis e isso garante diversos benefícios para a nossa saúde. Dá para encontrar chás que ajudam a melhorar a concentração e energia ou que previnem o diabetes, por exemplo.

“Os chás também contribuem para a diminuição dos níveis do ‘colesterol mau’, pois melhoram o metabolismo lipídico e têm um efeito antibacteriano significativo, purificando o organismo, eliminando toxinas e combatendo a retenção de líquidos”, explica a nutricionista Nairana Borim.

Mas não é pra sair tomando chá igual água, viu? Pois como tudo na vida, o consumo exagerado pode provocar alguns problemas. Entre os quais, estão a diarreia e outros desconfortos estomacais.

Esse chá serve pra quê?

Já que os chás funcionam, é interessante saber a função de cada um. Assim você consegue escolher pelo sabor e também pelas suas necessidades. Atualmente, os meus preferidos são o de camomila, capim-cidreira, hortelã e erva-doce-nacional e o de camomila, cidreira e maracujá.

Todos são ótimos para dormir e pra acalmar naqueles dias que você quer jogar o copo na parede igual nas novelas mexicanas, sabe?

juicysantos.com.br - tudo sobre chá

Para cada dia, existe um chá mais indicado. Os mais famosos e suas funções estão listados abaixo:

  • Camomila: calmante;
  • Erva Cidreira: combate a insônia, regula a menstruação e tranquiliza e relaxa em casos de cólica;
  • Chá Mate: estimula a atividade física e mental;
  • Erva Doce: estimula o apetite;
  • Boldo: combate dores estomacais e problemas causados por gases.
  • Hortelã: melhora a respiração e alivia gases intestinais;

Como preparar o seu chá

Assim como o café, os chás também têm diferentes versões no mercado. Você pode comprar aquele do mercado que é mais baratinho, apostar em capsulas para a máquina de café, optar pelas ervas a granel ou por blends mais diferentes, comercializados em lojas especializadas.

Apesar dessas diferenças, o preparo costuma ser bem parecido: você coloca a água para esquentar e desliga assim que as primeiras bolhas surgirem. Aí, basta colocar o chá (um pires por cima da xícara ajuda na infusão) e aguardar uns três minutinhos.

juicysantos.com.br - tudo sobre chá

Quem compra as ervas soltas pode jogá-las diretamente na água e coar antes de consumir ou então apostar nos infusores. Neste sentido, é possível encontrar desde o básico em inox até os mais divertidos com formatos inusitados e coloridos.

Em Santos, essas coisas podem ser encontradas em lojas de produtos naturais e também em lojas de chá, como a Tea Shop, que fica no Praiamar Shopping.

E aí, bora tomar um chá?