Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Receita tradicional de tiramisù para os chefs da quarentena

  • 2
    Shares

Você está se aventurando na cozinha nessa quarentena?

Se a resposta for sim, pode vestir o avental.

Nós temos um desafio para te propor: que tal preparar uma sobremesa clássica hoje?

O chef Aldo Teixeira compartilhou sua receita tradicional de tiramisù. E já que os santistas amam café, a gente não tem dúvidas: você vai amar o doce.

Receita tradicional de tiramisù

Gostou da ideia? Então vamos aos ingredientes. Para essa receita, você vai precisar de:

  • 6 ovos médios;
  • 120 gramas de açúcar;
  • 500 gramas de mascarpone;
  • Café coado para molhar os biscoitos;
  • Cacau a gosto para polvilhar o doce;
  • 300 gramas de biscoito champanhe;

Antes de mais nada, é importante deixar o queijo mascarpone fora da geladeira por 15 minutos e que os ovos estejam em temperatura ambiente. De acordo com o chef, esses são os truques para fazer um tiramisù incrível.

juicysantos.com.br - receita tradicional de tiramisù

Fez isso? Então vamos começar o processo. Você precisar separar as gemas das claras. Em seguida, bata as claras em neve com duas colheres (de sopa) de açúcar. Quando a mistura tiver com uma consistência densa, reserva e bata a gema com o restante do açúcar. Essa segunda mistura deve ficar homogênea e ser então ser misturada ao mascarpone (bata por apenas 1 minutos, pois mais do que isso pode virar manteiga).

Tudo pronto? Então misture a gema com queijo e as claras em neve delicadamente. Depois, molhe a bolacha no café e comece a montagem. Que, em resumo, é uma camada de bolacha, uma camada de creme e cacau polvilhado repetidas vezes.

Feito isso, deixe na geladeira por, pelo menos, 2 horas.

Mas Juicy, eu não tenho mascarpone em casa

Calma, não precisa desistir da receita. Basta ter um pouco de planejamento prévio.

Dá para fazer o seu próprio mascarpone. Para isso, você deve aquecer o creme de leite (500 gramas) até começar a ferver, adicionar suco de limão (1 colher de sopa) e cozinhar até talhar. Quando começar a ficar granulado, desligue o fogo e deixe descansar por 30 minutos. Em seguida, despeje o creme dentro do escorredor forrado com pano e cubra com outro pano. Mantenha escorrendo o líquido por uma hora e, depois disso, leve para geladeira por cerca de 8 horas e está pronto o mascarpone.

Cozinheiros para seguir nessa quarentena

Além do chef Aldo Teixeira, vários outros profissionais de gastronomia estão dando dicas para quem quer cozinhar na quarentena.

Se você quiser aumentar seu repertório de receitinhas e as instruções para não errar, é só clicar aqui. A gente listou os cozinheiros que você deve seguir 🙂