Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Existem alimentos que aumentam a imunidade na quarentena?

  • 2
    Shares

O que você almoçou hoje?

Em tempos de coronavírus, seguimos nas orientações de manter a quarentena e ficar em casa.

Mais do que nunca, é importante saber: como anda a sua alimentação? E isso não é mera curiosidade.

Manter uma boa alimentação pode deixar o seu sistema imunológico mais forte e, consecutivamente, evitar possíveis contaminações.

Mas existem alimentos que aumentam a imunidade?

Não! Não precisa ir a empórios comprar castanhas e outros produtos que custam uma pequena fortuna, tá?! Alimentação saudável é com o que você tem na geladeira normalmente.

“Não é necessário entrar em pânico e comprar coisas como, por exemplo, Ômega 3 e castanhas. A alimentação saudável é acessível. Basta evitar produtos ultra processados e dar preferência aos alimentos in natura”, explica a nutricionista Luciana Marchetti.

juicysantos.com.br - alimentos que aumentam a imunidade na quarentena

De acordo com ela, não é indicado ficar sem almoçar porque está no home office ou consumir apenas congelados e macarrão instantâneo.

Isso porque, segundo ela, não existem alimentos milagrosos. Nada que você consuma agora vai aumentar a sua imunidade daqui a cinco minutos. O importante é ter uma alimentação equilibrada, com alimentos naturais e o mínimo possível de processados. Além disso, ela ressalta que também precisamos dormir bem, beber bastante água, comer frutas e tomar sol pra que a proteção fique lá no alto.

“Se der para tomar sol em casa, é bom tirar uns minutinhos para isso. Pois ajuda na síntese da vitamina D”, explica.

Então já sabe: manter a imunidade em dia no período de quarentena é simples. Basta largar o miojo e deixar a sua Palmirinha interior se divertir na cozinha. Quem sabe você não se torna um chef de quarentena, né?

Guia alimentar para a população brasileira

Já que fazer o seu almoço é a saída mais indicada, Luciana aconselha que todos confiram o Guia Alimentar para a População Brasileira. 

“Esse documento é elogiadíssimo. Em resumo, ele apresenta todas as diretrizes para uma alimentação equilibrada nutricionalmente. Dá para baixar gratuitamente e encontrar várias dicas de alimentação de fato saudável e acessível a todos os bolsos”, explica.

O livro tem dicas de, por exemplo, como escolher os alimentos e como combiná-los em uma refeição. Ou seja, de fato não tem desculpa para ter uma alimentação saudável e que te proteja na quarentena.

Mas se ir à cozinha não for uma opção, alguns restaurantes estão trabalhando com delivery e adotam medidas de segurança em suas operação 🙂