Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
38 anos - Santos (SP)

A melhor receita de pesto caseiro que eu já fiz

Não é segredo que nós, aqui no Juicy Santos, gostamos muito de comida.

Além das dicas de onde comer em Santos, com restaurantes e bares que amamos, nós também arriscamos alguns pratos na nossa própria cozinha.

Um dos posts mais acessados de todos os tempos aqui no site traz uma receita de bruschetta incrível que a Ludmilla costuma fazer em casa. E ele rendeu também variações, como a bruscheta fit de shimeji e a brusqueta ao contrário.

www.juicysantos.com.br - como fazer molho pesto em casa

E, nesta matéria, eu trago a melhor receita de pesto caseiro que eu já experimentei. Esse molho pode tanto ir na massa quanto na cobertura da pizza ou, adivinhe, na brusqueta com pedacinhos de tomate cereja pra enfeitar.

Existem por aí muitos jeitos de fazer pesto italiano – a original leva pinoli, um tipo de pinhão italiano. Mas esse ingrediente importado é difícil de achar e sai bem mais caro. Como há um “jeitinho brasileiro” pra tudo, vamos usar nozes nessa versão da Rita Lobo.

www.juicysantos.com.br - como fazer pesto em casa

Como fazer pesto caseiro

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de manjericão fresco bem lavado
  • 1/2 xícara de chá de nozes
  • 1 xícara de chá (ou 100 gramas) de queijo parmesão ralado na hora (não use o industrializado – prefira comprar em pedaço e ralar em casa ou então comprar o pedaço e pedir pra ralar no mercado ou na feira)
  • 2 dentes de alho
  • 1 e 1/2 xícara de chá de azeite
  • 2 pedrinhas pequenas de gelo
  • sal a gosto (dica: não exagere, por causa do queijo!)

Fazendo o pesto

Bata no processador de alimentos o azeite com as nozes, os dentes de alho e o parmesão até triturar. Essa ordem é bem importante pra manter a textura.

www.juicysantos.com.br - como fazer pesto

Junte as folhas de manjericão e bata novamente. No final, acrescente as 2 pedrinhas de gelo para deixar o molho bem verdinho. Quanto menos bater, mais verde ele fica. Tempere com o sal a gosto e sirva imediatamente.

O pesto no supermercado custa quase R$ 20. Mas, fazendo em casa, você gasta BEM MENOS e ainda pode congelar, aumentando a durabilidade do produto. Essa foi uma dica que recebi de uma amiga cozinheira de mão cheia, a Katty Bravo, do buffet La Zapa.

www.juicysantos.com.br - massa com pesto

Para guardar o pesto, use um pote de vidro hermético. Ele aguenta por até 15 dias na geladeira e 1 mês no congelador.

Paola aprova!

www.juicysantos.com.br - gif masterchef paola carrossella