Banoffee em Santos: onde encontrar a sobremesa
Talvez você não saiba, mas a banana faz parte da história de Santos.
Isso porque, antes do café se tornar a estrela maior da nossa economia, foram as plantações da fruta que garantiram riquezas e movimentaram nosso porto. Aliás, o complexo educacional Escolástica Rosa só existe por causa do dinheiro de bananas – uma história que nós já contamos aqui no Juicy Santos.
Acontece que as plantações hoje não são tão comuns, mas o amor ficou. Prova disso é que os doces com banana estão no cardápio de vários restaurantes em Santos. Mas, um deles ganhou popularidade recentemente: o banoffee. A torta que traz banana + doce de leite + chantili ganhou o coração dos santistas e dominou a nossa lista de sobremesas com banana. Mesmo assim, uma galera nos alertou.
– Juicy, existem vários outros lugares que servem banoffee em Santos!
Nós pagamos para ver. Como resultado, uma lista com 10 lugares que servem a torta para você se deliciar 🙂
Banoffee em Santos
1. La Banoffeeria
Rua Floriano Peixoto, 160, Gonzaga2. Juicycafe
Av. Ana Costa, 433, 4º andar, Gonzaga3. Ao Chopp do Gonzaga
Onde: Av. Ana Costa, 512, Gonzaga4. Bolos Bellini
Onde: Rua Euclides da Cunha, 185, Pompeia5. Madalena Brigadeiros
Onde: Rua Machado de Assis, 316, Boqueirão6. Madê Cozinha Autoral
Onde: Rua Minas Gerais, 93, Boqueirão7. Massas Veneza
Onde: Super Centro Boqueirão, Rua Oswaldo Cruz, 319, Boqueirão8. Vila dos Doces
Onde: Rua Doutor, R. Dr. Carvalho de Mendonça, 452, Campo Grande9. Lojas de conveniência das unidades do posto Portal de Santos
Santa Casa, Ana Costa, canal 5, Rua Carlos Gomes e canal 210. Nanica
Rua Conselheiro Ribas, 333, Embaré
Origem do banoffee
Se o nome banoffee é uma novidade para você, vamos a algumas explicações. A torta tem origem inglesa e sua receita é creditada aos chefs Nigel Mackenzie e Ian Dowding, do restaurante e pub The Hungry Monk. O nome da torta é a junção de banana e toffee (caramelo), ou seja, os dois ingredientes predominantes em seu preparo.
De acordo com publicações, a sobremesa surgiu em em 1971, com base em uma receita americana. Em 1974, o banoffee foi publicado no livro The Deeper Secrets of the Hungry Monk e, em 1997, saiu no livro de culinária In Heaven with The Hungry Monk. Por conta disso, ganhou o mundo e o coração (e o estômago) de muita gente.
Em Santos, a pioneira da sobremesa foi a La Banoffeeria.