01/05/2018 Por Victória Silva Casamentos e festas

De mãe pra mãe: o olhar sensível da fotógrafa Vanessa Lemos

A maternidade foi um divisor de águas na vida de Vanessa Lemos.

Antes do nascimento de sua primeira filha, a jornalista subia a serra diariamente para produzir textos e fotos. Depois que Giovanna nasceu e seus olhares se cruzaram pela primeira vez, viu sua perspectiva sobre o mundo se transformar de modo inimaginável.

E aí ela se descobriu fotógrafa e empreendedora.

Quem é mãe sabe que, na curtição da festa de aniversário ou na emoção do batizado, a atenção fica voltada para outros detalhes. A memória não é suficiente pra guardar essas lembranças; e aí Vanessa entra em cena, com uma rara sensibilidade que só mesmo alguém que tem filhos consegue imprimir a esses momentos tão preciosos.

Promoção Vanessa Lemos + Juicy Santos

E olha que legal: a Vanessa liberou uma promoção exclusiva para os leitores do Juicy Santos.

Fazendo seu cadastro abaixo e fechando até dia 10 de junho de 2018 a cobertura fotográfica da sua festa, você ganha o ensaio.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu celular (obrigatório)

*válido apenas para novos clientes

Recentemente, ela lançou seu novo site e nós nos apaixonamos pelos cliques. Por isso, fomos conhecer a história por trás das lentes.

O início

Formada em Jornalismo, a santista conta que estava fazendo o que sempre sonhou: escrever para um jornal de grande circulação. Junto com as pautas, recebeu uma câmera fotográfica e a missão de registrar os momentos contados também em imagem. E foi assim que desenvolveu o olhar de fotojornalista e recebeu os primeiros elogios, que a incentivaram a se aperfeiçoar e a descobrir um novo talento.

“Durante os eventos que eu fotografava, entre uma palestra e outra, corria até o espaço de recreação para clicar as crianças que estivessem por lá. Adorava registrar a alegria do universo infantil”, lembra.

Como diz o ditado: ‘mãe é tudo igual’ e sempre que isso acontecia, as mães pediam os registros e elogiavam os cliques minimalistas e espontâneos de Vanessa.

Seis anos depois veio a primeira gravidez, seguida da demissão e a pergunta: “e agora, o que eu vou fazer?”

Vanessa Lemos Imagem: Isabel Darcie 

Nascimento do amor

Giovanna veio ao mundo em março de 2012 e despertou a fotógrafa que Vanessa Lemos nunca imaginou ser.

Vivi muita coisa especial durante a espera e a chegada da minha filha. Então, fiz questão contratar um profissional de fotografia para registrar tudo, até a tão esperada primeira festinha de aniversário. Acho que viver, sentir e poder recordar tantos bons momentos por meio de imagens me fez enxergar o quanto a fotografia é importante na história de uma família. Hoje, vejo o quanto eu posso ajudar a contar parte de uma história feliz.”

Ainda ninando a filha, Vanessa deu à luz a outra cria: sua empresa. Pouco tempo depois do nascimento da Giovanna, Vanessa Lemos Fotografia ganhou forma – com logotipo, página no Facebook, cartão de visitas e serviços remunerados fora do círculo social. O site foi a conquista mais recente.

Olhar apaixonado

Vanessa_Lemos (14) (1)

Basta dar uma olhadinha nos cliques de Vanessa para ver que o trabalho da empreendedora e fotógrafa está fortemente ligado ao nascimento de seus filhos, Giovanna (6 anos) e Lorenzo (9 meses).

Atualmente, seu portfólio tem como especialidade os cliques em festas infantis e batizados, além de ensaios com bebês, crianças e gestantes.

Com um olhar cheio de afeto, Vanessa cria recordações que enchem o coração.

“Meus filhos me inspiram. Eles me ensinam a entender melhor o universo infantil e aprendo dia a dia a melhor maneira de conquistar a confiança dos pequenos que fotografo.”

Todos os cliques deixam claro o amor que ela tem pela própria família e por seu trabalho. Em algumas fotos logo identificamos o olhar da mãe, que quer eternizar detalhes minimalistas como as mãozinhas e pezinhos. A espontaneidade é outro detalhe que mostra que a fotógrafa estava imersa naquele momento.

Vanessa_Lemos (24) (1)

Em 6 anos no mercado de fotografia em Santos, fez incontáveis registros, normalmente na casa dos clientes ou ambientes externos que fazem parte de seus cotidianos. Estúdios não são usados.

O trabalho mais especial, talvez, seja os registros da chegada do Lorenzo (seu segundo filho). Sim, a Vanessa fez a fotografia do próprio parto!

“Meu marido tem boas noções de fotografia e levou a câmera para registrar o nascimento do nosso segundo filho, assim como fez com a Giovanna. Como dessa vez tive um parto normal humanizado, aproveitei pra fazer alguns cliques e tive a possibilidade de registrar meu marido cortando o cordão umbilical”.

Depois de 39 dias, ela estava de volta às festas infantis, batizados e em eventos diversos. Com intervalos a cada 3 horas para amamentar, claro. Mas tudo combinado com os contratantes.

Quando pensa no passado, Vanessa diz, sem medo, que não voltaria a uma redação. Sente saudades dos bons momentos que viveu como jornalista, mas garante que os atuais são ainda melhores.

“Percebi que gestos, sorrisos, emoções e traços tão delicados tornam-se preciosos com o passar do tempo. Hoje, posso dizer que amo fotografar e isso faz um bem enorme pra mim! Por isso, quem me conhece sabe que nos meus cliques têm muito amor e carinho!”, diz, emocionada.

Vanessa faz desde fotos da gestação até a chegada do bebê, batizados, festas de aniversário e outros momentos que merecem ser eternizados.

Você pode conhecer mais acessando o site, curtindo a página no Facebook e seguindo lá no Instagram. Para entrar em contato e contrata-la, basta chamar por inbox, mandar um e-mail para [email protected] ou WhatsApp para (13) 99141-1252.

Share Button