Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

10 coisas que você não sabia sobre a Nutella

Tem coisa mais gostosa do que uma colher de Nutella?

O creme de chocolate com avelãs é um dos doces mais versáteis – e queridos – da atualidade. Hoje dá pra encontrar inúmeras receitas com Nutella, desde a brasileiríssima tapioca (veja uma receita legal do Santa Planta) até petit gateau de Nutella.

curiosidades sobre nutella

Neste ano, comemoram-se os 50 anos do produto. Para comemorar, fizemos uma declaração de amor em forma de lista.

Aqui estão as 10 coisas que você não sabia sobre a Nutella.

1. Foi criada no pós-2ª Guerra por um padeiro italiano, Pietro Ferrero. Ele buscava um substituto mais barato para o chocolate, que estava em falta na época na Europa. Assim, combinou amêndoas e cacau para fazer o creme que se transformou em febre mundial.

2. Apesar da origem italiana, a França é o país que mais consome Nutella em todo o mundo: 26% das 300 mil toneladas da produção anual mundial vão para lá.

3. A Nutella precisa ser guardada em local seco e fresco para manter seu sabor. Se ficar em lugar muito quente, fica um óleo só. Isso porque um dos componentes da famosa receita (secreta, claro) é o óleo de palma. Aliás, esse ingrediente gera polêmica pelos danos causados ao meio ambiente em sua produção.

4. Existe um bar em Chicago (EUA) que serve apenas pratos com Nutella. Aí sim…

5. Programadores se inspiraram no creme de avelãs mais famoso do mundo para desenvolver o Gnutella, um programa de compartilhamento de arquivos P2P

6. A fábrica do Nutella, Ferrero, também é detentora das marcas Kinder, Ferrero Rocher, Tic Tac e Raffaello.

7. Por ano, a fabricação consome 56 mil toneladas de avelãs!

8. Dia 5 de fevereiro foi instituído como o Dia Internacional da Nutella por 2 blogueiras americanas. Bom motivo pra comemorar!

9. O nome original do produto era Supercrema e sua consistência era bem mais dura. O nome Nutella só veio nos anos 60, da combinação de NUT (noz, avelã) com ELLA (ela, em italiano).

10. A cada 2,5 segundos é vendido um pote de Nutella no mundo.

Se você se convenceu pode tbem comprar o livro As 30 Melhores receitas com Nutella (R$ 49,50 – Ed. Senac) e preparar em casa pratos com essa maravilha!