Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Juicy Santos na Universidade da Terceira Idade

No dia 21 de junho, a Aline e eu fizemos uma das palestras mais bacanas da história do Juicy Santos. Nós já falamos com diversos tipos de público sobre o que fazemos e o que é o blog, mas a nossa visita aos ex-alunos da Universidade da Terceira Idade da Unifesp foi bem especial.

Fomos convidadas pela Heliete Herrera, que é a atual coordenadora da turma e nossa leitora fiel. A ideia era não só explicar o nosso projeto, mas também sobre como a terceira idade pode aproveitar tudo o que a internet pode oferecer (e como fazer isso de forma segura). 

Juicy Santos na Universidade da Terceira Idade

A troca de experiências foi intensa e muito bacana! Quando contamos um pouco sobre a história da comunicação até chegar na internet, ouvimos de uma das alunas que uma ligação entre o Brasil e a Europa demorava cerca de 3 dias (!) para ser completada. Ela trabalhou na antiga empresa telefônica em Santos, que ficava na Rua Itororó. Esse tipo de relato não tem preço, né?

Ficamos surpresas com a curiosidade e a interação do pessoal da ex-UATI. Mesmo os alunos que não estão conectados mostraram muito interesse na nossa palestra.

Juicy Santos na Universidade da Terceira Idade

Atendendo aos pedidos da turma, reunimos aqui 5 dicas para a terceira idade na internet:

1 – Se você está começando na internet, uma boa forma de ganhar confiança e aprender coisas novas é um curso de capacitação. Existem aulas em escolas particulares, em locais públicos (como no Poupatempo de Santos e o projeto Vovonauta, para pessoas acima de 60 anos) e também professores particulares.

2 – Está com alguma dúvida? Peça ajuda para seu neto. Os netos geralmente são mais pacientes do que os filhos para ajudar.

3 – Use a internet para procurar pessoas que você não vê há tempos. Encontrar um velho amigo no Facebook pode ser incrível!

4 – Nunca descuide da segurança. Use senhas difíceis de adivinhar, misturando letras, números, maiúsculas e minúsculas. Evite data de nascimento do seu cônjuge, filho ou neto, por exemplo. Cuidado com correntes de e-mail e de Facebook. Desconfie sempre do conteúdo em anexos, mesmo quando vem de pessoas conhecidas.

5 – Divirta-se! A internet pode parecer um lugar estranho e perigoso quando a gente não está familiarizado com ela. Mas ela também é uma ferramenta legal para falar com as pessoas da família e amigos distantes, usar o banco online, fazer compras, se informar e aprender coisas novas. Além disso, o desafio ao cérebro ajuda o idoso a manter a saúde neurológica.