Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

10 coisas que o santista odeia

Disclaimer: este post não tem qualquer embasamento científico, é só pra ser engraçado (e nem isso conseguiu).

Quem vive em Santos adora falar pra todo mundo que pode curtir uma praia depois do trabalho no verão, que tudo aqui é perto e que lugar melhor não há pra se viver. A gente é bairrista e assume. Mas tem algumas coisas que irritam tanto, mas tanto…

Fizemos uma lista de 10 coisas que o santista odeia.

10 coisas que o santista odeia

1. Gente que joga lixo no chão (principalmente na praia): não dá pra entender como, em pleno 2012, as pessoas ainda cometem essa gafe. Cadê cidadania? No Réveillon, vi uma porrada de gente jogando lata de cerveja e outras coisas na areia da praia. QUE NOJO! Depois nego diz que não dá pra entrar na água na praia de Santos porque tá suja…

2. Quando você fala que mora em Santos, a pessoa responde: “ai, que legal, minha tia tem uma casa em Peruíbe/Itanhaém/Guarujá”: uma rodada de aula de geografia pra galera. Não desmerecendo as cidades vizinhas, claro, porque o mesmo acontece com quem mora lá, aposto. Quem não conhece direito acha que as cidades são todas aglomeradas e atendem pelo nome de Santos.

3. Operação Subida pela Imigrantes (fecha a Imigrantes para a descida e limita a ação pela Anchieta): ok, a gente sabe que o fluxo maior de veículos após um feriado ou mesmo um fim de semana comum é pra subir. Mas isso não deixa o povo daqui menos indignado de ter que descer pela Anchieta, que é mais perigosa, tem caminhão e em que todo mundo precisa ir mais devagar.

4. Gente que anda (ou melhor, desfila) na ciclovia: falei isso na entrevista que a gente deu pro site da TPM, porque pessoalmente, me irrita muito. A administração municipal comete erros, mas a ciclovia foi um acerto – é bem sinalizada e cobre as principais vias da cidade. E a galera continua não vendo que ali é só pra bicicleta! Eu não quero saber, dou uns gritos pros sem-noção saírem da frente.

5. Quem acha que todo santista torce pro Santos: sim, eles são maioria. Mas na Baixada tem são-paulino, corinthiano, palmeirense, botafoguense, gremista, flamenguista, atleticano, vascaíno, etc.

6. Pagar R$ 8,80 pra pegar a balsa pro Guarujá (e ainda enfrentar uma fila enorme!): um grande problema, principalmente pra quem trabalha lá e mora aqui (ou vice-versa). Vivem dizendo que a ponte (ou túnel, ou ponte) vai sair e facilitar a nossa vida, mas vocês acreditam? Nem eu…

7. Que falem mal da cidade: é como ver nosso irmão mais novo sofrer bullying – a gente não deixa. Em casa, enche o saco dele, mas na escola, bate em quem pentelhar o caçula. Santista reclama pra caramba de tudo aqui e vai embora pra outros lugares (= SP) dizendo que não tem emprego, não tem balada, não tem faculdade boa. Mas depois volta nos feriados pra curtir a cidade porque está morrendo de saudades.

8. Esperar para ser atendido em restaurante ou no bar: em SP, o pessoal parece que é mais paciente para esperar nas imensas filas dos restaurantes. Aqui, a gente quer chegar no Toninho, sentar e já terminar a primeira cerveja com bolinho de bacalhau em 15 minutos. Acho que o santista pode trabalhar um pouco nesse quesito.

9. O boom imobiliário: imóveis supervalorizados, dificuldade para vender ou alugar algo que caiba no nosso bolso, prédios e mais prédios sendo construídos e mudando nossa paisagem urbana. Tentam vender pra gente uma imagem de progresso e um momento de prosperidade em Santos. Será que é isso mesmo? Será que a cidade não está, com esses preços, expulsando seus jovens e pessoas com menor poder aquisitivo?

10. Eventos que fecham a avenida da praia: seja desfile de cachorro, prova esportiva ou parada de 7 de setembro – odiamos não ter a avenida da praia pra trafegar. A cidade tem 4 vias paralelas, mas a orla é mesmo a mais usada pelos motoristas, que se irritam quando ela fecha.

E você, lembra de alguma coisa que o santista odeia? Deixe nos comentários.