Viaje no tempo com o projeto que reconstitui um engenho de açúcar do Brasil no século 16
As ruínas, construídas há mais de 500 anos, são um monumento nacional arquitetônico e histórico raro. Também tem um centro de pesquisa da USP e oferece atividades culturais gratuitas o ano todo.
Um projeto de 2021 propõe uma viagem no tempo em 3D pelo Engenho dos Erasmos. A experiência imersiva ajuda a conhecer um pouco mais sobre a vida no Brasil colonial.
Reconstrução Virtual do Engenho São Jorge dos Erasmos convida para um passeio em vídeo e áudio em 360º com técnicas de realidade aumentada.
Com essa tecnologia, o espectador não apenas conhece por dentro um engenho do século XVI, como também vê ele funcionando.
Um dos maiores desafios da equipe foi suprir a dificuldade em encontrar material histórico e referências visuais das edificações e dos processos do feitio de açúcar da época.
Para solucionar isso, a equipe incluiu pesquisadores e professores da USP que ajudaram a entender melhor o ciclo de produção de açúcar no Brasil Colônia.
O local foi escaneado por drones durante 20 meses de trabalho! O time produziu mais de 9 mil imagens em alta resolução, geradas a cada novo teste.
E o processo, segundo a equipe, gerou conhecimento e metodologia que podem ser utilizados em outras produções com a mesma finalidade histórica.