10/10/2018 Por Victória Silva Vida caiçara

Valquíria e a esquina mais aromática de Santos

Santos tem algo próximo a 130 praças. Nelas, vivem 118 espécies diferentes de árvores. Algumas são originárias de outros países, outras nasceram brasileiras e destas há uma porcentagem oriunda da Mata Atlântica. Na praça Benedito Calixto, na Pompéia, fica uma árvore repleta de amoras. Essa é a esquina mais aromática de Santos.

Mas não é a amoreira a responsável pelo título. É Valquíria Alexandre Santos – que fica a poucos metros com sua barraquinha de ervas e temperos.

juicysantos.com.br - A esquina mais aromática de Santos

A esquina mais aromática de Santos

Ao meio-dia, intensifica-se o movimento na esquina da praça Benedito Calixto com a Rua Ceará. Afinal, esse é o horário da saída e também da entrada das escolas que ficam nos arredores. Valquíria já sabe: uma turminha com 5 pré-adolescentes vai chegar logo. Então dois deles vão viver uma paquerinha enquanto os outros tentam encontrar as frutas mais maduras na árvore.

“Ela está caidinha por ele. Mas o menino ainda não está na fase de namorar, acho que ele nem percebeu”.

Poucos segundos depois, os cincos aparecem e ela sorri vitoriosa.

“Aquele ali, ó, é o mais atentado. Se for preciso, sobe no ombro do outro para pegar as amoras. Já disse pra eles, tem que lavar antes de comer… Mas você acha que eles escutam?”.

Eles não ouvem. Mesmo assim, todos cumprimentam Valquíria antes e depois das travessuras. Assim como a maior parte de quem passa por ali. Entre as crianças menores, ela faz mais sucesso ainda. Nícolas, por exemplo, dobra a esquina contando as novidades a ela e falando sobre a natação.

juicysantos.com.br - A esquina mais aromática de Santos

“Sempre que a gente passa aqui são mil abraços e beijos. Ela dá moeda pra ele largar a chupeta… Um mimo só”, comenta Thaysa Leomil, cliente e mãe do Nícolas – que, inclusive, tem fotos dos dois no celular.

E a cena se repete sempre que uma criança aparece. Conversam, trocam carinhos e, às vezes, até balas. Depois, o mais novo vai para a escola e dona Valquíria volta aos negócios. O que, diga-se de passagem, faz sem muita dificuldade. São mais de 200 potes com ervas e temperos brasileiros, além de cápsulas medicinais, cremes, mel, carrinhos de feira, caminha para cachorro e esponjas. Mesmo assim, ela já sabe o que cada cliente vai buscar e até deixa separado.

Mais de duas décadas

Isso tudo por um motivo: Valquíria bate cartão na Praça Benedito Calixto de terça-feira a sábado, entre 7 da manhã e as 13h30, há mais de duas décadas. De acordo com ela, todos que passam por ali são seus netos de coração. Pois viu muitas crianças nascerem e acompanhou o crescimento.

“Alguns casam e começam a comprar temperos e ervas comigo também”.

A história da barraca azul e branca começou após seu marido, peixeiro, vender o comércio que tinha na Ponta da Praia. Parte do valor foi investido no novo negócio. Inicialmente, ficava na Rua Olávo Bilac (também na Pompeia) e em um sacolão na Conselheiro Nébias, aos domingos.

No local atual, soma 24 anos. Tempo suficiente para clientes se tornarem amigos e a esquina ser a mais aromática de Santos, não só pelas amoras, mas pela simpatia e os produtos de Valquíria.

Assim como adoramos conhecer a barraca da Valquíria, já contamos aqui no Juicy Santos sobre Farmácia Brasília, a mais vintage da Ponta da Praia e o restaurante com a melhor playlist da Vila Belmiro. Queremos, mais do que nunca, conhecer as pessoas que transformam a cidade de Santos e nos deixam apaixonadas cada vez mais por esse lugar. Tem um personagem pra indicar? Manda pra gente pelo [email protected].

* Com informações de Árvores de Santos

Share Button