Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Mesa-tenista veterano Marcio Tovar conduzirá a Tocha Olímpica

No dia 22 de julho, a tocha olímpica passará pela Baixada Santista.

Durante o trajeto (Praia Grande – São Vicente – Guarujá – Santos), atletas da região que ganharam o Brasil e o mundo dividirão o caminho com anônimos que, por meio dos patrocinadores do evento, tiveram suas histórias selecionadas e farão parte dessa festa.

Além da juíza de boxe Marcela Souza, o mesa-tenista Marcio Tovar está entre os nomes que participam do evento histórico.

MarcioImagem: Acervo Pessoal

Se o sobrenome dele te soou familiar, a gente explica. O pai do Marcio também foi atleta do tênis de mesa e eternizou-se no Morro de Santa Maria, onde tem uma rua com seu nome.

Voltando ao condutor da tocha: o Marcio conheceu o esporte através de seu pai.

“Eu acompanhava ele, levava as raquetes, ficava assistindo…”, lembra o esportista veterano. “Comecei a praticar com 11 anos, no Clube Internacional de Regatas. Passei pelo Senador Feijó, Saldanha da Gama e Santos”.

Durante os 49 anos de carreira, a prateleira que fica na garagem ganhou diversos troféus: pentacampeão Paulista, tricampeão brasileiro, campeão sul-americano, tricampeão dos Jogos Regionais e vice-campeão dos Jogos Abertos do Interior.

“Aos 15 anos, entrei para a seleção adulta, acho que esse foi o maior feito de toda a minha carreira”, lembra.

Atualmente, aos 60 anos, Marcio ainda está na ativa: trabalha como administrador e participa de campeonatos de atletas veteranos.

“Eu não esperava, com 49 anos de carreira, receber um presente desse”, diz. “Vou carregar a tocha olímpica na minha cidade e ainda poderei ficar com ela, como um presente da Nissan”, finaliza, emocionado.