Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Morar em Santos vinda do exterior: a história da Josy Lima

Fortaleza, Santa Catarina, São Paulo e Cidade do Panamá.

A cearense Josy e o santista Émerson fizeram muitas escalas até chegar a Santos, há 4 anos atrás.

Agora, ela já se declara apaixonada pela cidade e pelas pessoas daqui.

A história desse casal começa em Fortaleza, cidade para a qual ele se mudou a trabalho. Eles se conheceram por lá e, depois de 10 meses juntos, partiram para a próxima transferência.

Antes de Santos, estavam no Panamá, onde nasceram os dois filhos, Pedro e Anna (que hoje estão com 7 e 5 anos). Josy confessa que, à primeira vista, teve um pouco de resistência, pois amava o país da América Central.

www..www.juicysantos.com.br - como é morar em santos

Com o depoimento da Josy Lima, que hoje trabalha como corretora de imóveis e também faz parte do corpo de voluntários do Juicybazar, seguimos com a série de entrevistas com pessoas do Brasil inteiro que vieram morar em Santos e hoje se consideram “santistas de coração”.

Se você está com planos de viver em Santos ou se mudar para a cidade, leia até o fim que o Juicy Santos preparou um guia bem bacana.

Juicy Santos: Qual a maior vantagem de morar em Santos?
Josy Lima: Sem dúvidas, a possibilidade de morar na praia, e o mesmo tempo estar a menos de 1 hora de São Paulo. Ou seja, curtimos a vidinha aqui com praia e pouco trânsito, mas quando necessário, usufruímos de tudo que a maior cidade do país pode oferecer, como eventos, gastronomia, profissionais, especialmente médicos e a melhor rede hospitalar do Brasil.

Juicy Santos: Como foi o processo de mudança? Escolher em qual bairro de Santos morar, achar apartamento em Santos, etc.
Josy: Apesar de meu marido santista ter nascido e sido criado no canal 1 (e ser bem bairrista com relação a isso, o que é normal do caiçara), a primeira idéia era morar entre o Gonzaga e o Boqueirão por causa da proximidade do trabalho dele e a vontade de ter apenas um carro na família. Ele iria trabalhar a pé e eu ficava com o carro para as crianças. Mas, chegando aqui, nos deparamos com um metro quadrado bem mais caro do que gostaríamos e ficamos uma temporada no aluguel. Depois tudo foi se ajeitando, conseguimos nosso sonhado apê, as crianças estudando perto de casa e a vida seguindo melhor que o programado, graças a Deus.

Juicy Santos: Qual a maior mudança no estilo de vida?
Josy: Já tinha feito algumas mudanças, de cidade, de região e até de país, mas vir para Santos foi a primeira mudança com as crias. Então, as prioridades foram outras, depois de onde morar, a segunda foi escolher escola em Santos em que as crianças vão estudar, quem vai ser o pediatra, qual hospital em Santos levar em caso de emergência, ou seja, essas prioridades de mãe. Pela grande maioria dos aspectos, Santos é uma cidade excelente para criar os filhos, então tivemos sorte de vir para cá.

www.juicysantos.com.br - morar em santos é bom para as criançasAnna (à esquerda), Filipa e Pedro curtem o Domingo de Lazer na orla de Santos

Juicy Santos: O que mais te encanta na cidade?
Josy: Admiro demais o quanto o santista ama a sua terra e os símbolos que a cidade tem, as muretas que estão em todos os lugares e o peixe na entrada da cidade. Isso é demais! E a peculiar divisão da cidade em canais. Isso é único!

Juicy Santos: O que mais decepciona?
Josy: Santos não é uma cidade barata. Morar e comer bem custa caro! Outra questão: sinto falta de um hospital de ponta e melhores profissionais de saúde, nem a rede particular atende a contento. Também é triste ver que os mesmos problemas se repetem todos os anos e as autoridades não fazem nada, como as enchentes, especialmente na entrada da cidade e na Zona Noroeste. Além disso, vemos a criminalidade aumentando e nenhuma providência sendo tomada.

Juicy Santos: Qual foi a maior descoberta que você fez morando aqui?
Josy: Que Santos é uma ilha!!! *risos* Só fui acreditar depois de ver por cima.

Juicy Santos: Quais os lugares que mais ama aqui?
Josy: Adoro o Jardim da Praia. É tão lindo, tão gostoso para passear, se exercitar, pegar um brisa, tomar um coco ou chopp nos quiosque. Também adoro o Centro Histórico da cidade, com todas as suas histórias, riquezas e o bonde turístico. Todo mundo que vem me visitar eu levo para andar de bonde e tomar um café maravilhoso no museu.

“Apesar da resistência de vir morar aqui no começo, hoje sou muito grata por estar aqui, por todas as experiências vividas, por ver meus filhos crescendo à moda caiçara, com pé na areia e sem muita frescura e de todas as pessoas incríveis que eu conheci nessa cidade linda!”, conta Josy.

Já contamos aqui as experiências da Aline e da Gabriela e temos mais dicas pra quem quer morar em Santos. Além disso, o Juicy Santos está cheio de conteúdo bacana pra você viver a cidade cada vez mais, então fique à vontade para navegar pelo site.