Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

10 coisas que você precisa saber se for morar em Santos

A cidade de Santos já foi eleita algumas vezes a melhor grande cidade para morar no Brasil. Por isso, muitas pessoas da capital ou de outras regiões procuram a cidade para morar em Santos e começar um novo ciclo – seja depois da aposentadoria, pelo nomadismo digital, ao saber de um bebê que está a caminho ou simplesmente para dar um rumo diferente à vida. Se você é um desses casos, seja bem-vindo(a).

Edit: depois da pandemia, esse fenômeno se multiplicou e chegou MUITA gente legal por aqui. Além de novos projetos, empreendimentos e ideias que nasceram por aqui.

Antes de te contar 10 coisas que você precisa saber se for morar em Santos, vamos nos apresentar: somos o Juicy Santos, um site feito para refrescar a cidade, dar dicas culturais, de gastronomia e compras. Já segue o nosso Instagram e prometemos te ajudar outras vezes 😉

Bom, agora vamos ao que interessa:

Imagem: DelamonicaFotos Cesar

Transporte público em Santos

Nosso primeiro ponto vai ser negativo, mas não desanima, tá? Se você depender de transporte público, logo perceberá que os nossos serviços não são dos melhores e são bem caros. Alguns números para explicar o custo benefício: Santos tem 271 km² enquanto São Paulo tem 1.525 Km² e, mesmo assim, o nosso ônibus é poucos centavos mais barato. Temos uma lei municipal estabeleceu que todos os assentos dos ônibus são preferenciais. Se você conseguir sentar e um idoso entrar, deve levantar, por educação ou para cumprir a lei.

A boa notícia: ciclovias

Em contrapartida, temos muitas ciclovias. São mais de 30 mil metros que ligam a orla ao centro, a divisa com São Vicente à região portuária e a Zona Leste à Zona Oeste. É natural adotar uma bicicleta se você vier morar em Santos, um meio de transporte que recomendamos e usamos MUITO.

Canais e morros

Existem duas formas de se guiar: os canais e os morros. Se você não sabe para que lado ir, basta ver em que direção estão os morros. Caso esteja perdido, pergunte pelo canal mais próximo e tudo ficará bem. São 7 os principais canais cruzando a cidade (12, no total) que, além da função de limpeza e drenagem, ajudam na nossa localização.

Peça o pão certo e da maneira certa

Na padaria, peça média quando quiser pão francês e pingado para café com leite. Não deixe de levar o delicioso pão de cará, que só tem aqui e em 2022 foi declarado patrimônio cultural imaterial de Santos. Quem mora em Santos vicia em pão de cará, já vamos logo avisando.

Pets em Santos

Santos é uma cidade muito amiga dos pets. Há muitos deles e os santistas nativos ou de coração são realmente apaixonados pelos amigos de quatro patas. Se você tem um bichinho de estimação: existem alguns veterinários que atendem 24 horas e restaurantes que recebem os pets.

Onde comer em Santos

Por falar em restaurantes, a galera aqui curte gastronomia e novidades. Santos ainda não tem a variedade de São Paulo e há muitos restaurantes tradicionais que o santista não larga por nada, mas há uma nova geração de restaurantes surgindo constantemente. Você vai encontrar uma variedade considerável de estabelecimentos típicos (se comparado com outras cidades), dá para ver várias dicas aqui.

Bibliotecas

Santos conta com várias bibliotecas disponíveis para pesquisas e equipamentos, nas quais é possível pegar os livros emprestados. Confere qual é a mais próxima de você.

Vida profissional

Se você busca um emprego em Santos ou oportunidades de fazer negócios, saiba que a cidade ainda tem muito a crescer nesse sentido. E com o trabalho híbrido e remoto, Santos tem ampliado sua densidade de talentos.

O ecossistema empreendedor também tem evoluído rapidamente em Santos. Iniciativas como o Juicyhub, como o LIDE Litoral Paulista, Clube de Negócios, entre outros tem ajudado a acelerar a velocidade das conexões. Se você pretende morar em Santos, uma das dicas que damos é para buscar um coworking ou espaço de trabalho compartilhado, assim é possível aumentar sua rede.

coworking em Santos - JuicyhubFoto: Juicyhub, hub de inovação e coworking em Santos

Santos é considerada cidade criativa pela UNESCO desde 2015 na categoria cinema e está crescendo nesse sentido através de iniciativas do poder público para esta agenda.

Bairrismo e conservadorismo

Se você acha o bairrismo uma bobagem, prepare-se para mudar de opinião. O santista é muito bairrista, cheio de amor pela cidade. Ele fala mal mas é bairrista, ou seja, vai ser difícil de você entender quando vier morar em Santos, mas logo mais estará praticando os mesmos atos.

Não vamos mentir também: tem muita gente conservadora em Santos, o poder econômico está absolutamente concentrado nas mãos de homens caucasianos 50+, apesar de ser a cidade com a maior proporção de mulheres no Brasil. Ainda assim, poucas mulheres ocupam posições de poder na cidade, seja de forma política e empresarial.

No voluntariado, a situação é diferente, com muito protagonismo feminino: Santos também é conhecida como a terra da liberdade e da caridade. É possível ser voluntário(a) em várias causas.

A qualidade de vida em Santos é real?

A resposta é SIM, mas com algumas ressalvas. Nós do Juicy Santos amamos Santos e desde 2011 temos o compromisso de melhorar a cidade através de uma rede de informação, do nosso hub de inovação (o primeiro da cidade) e de vários eventos. Mas não é porque temos todo esse amor que não vemos os problemas sérios de Santos.

Ao contrário do que muita gente pensa, o custo de vida aqui não é tão mais barato do que o de São Paulo. Talvez os aluguéis ainda estejam com valores inferiores aos da capital paulista, mas em termos de alimentação, transporte e acesso à cultura e entretenimento, nada aqui é tão baratinho. Durante a fase enlouquecida do pré-sal, o boom imobiliário afastou muitos jovens da cidade, quando alguns imóveis residenciais chegaram a ser lançados com o valor de R$ 13.000 o metro quadrado, em meados de 2011-2012.

Além disso é em Santos que fica a maior favela de palafitas da América Latina. Diferente do Rio de Janeiro, essa é uma favela não visível aos moradores da cidade, por isso muitos santistas nem sabem que ela existe. A situação é triste e totalmente ligada a condições de vida insalubre para milhares de pessoas, risco de vida, degradação ambiental e muitos dados negativos que não aparecem em nenhuma estatística linda e maravilhosa sobre MORAR EM SANTOS.

Favela de palafitas em SantosImagem: Reprodução do documentário ‘Arte no Dique’

Há projetos de transformação dessa área em discussão há muitos anos e esse processo foi acelerado em 2022 e será um dia realmente feliz para a cidade quando essas pessoas receberem condições dignas de moradia. Por enquanto o problema permanece assim.

Outra dúvida muito comum sobre morar em Santos trata-se da cena cultural da cidade, que ganhou bastante pujância nos últimos anos com shows, eventos, novos talentos surgindo e processos que favorecem o fomento da economia criativa. Mas ainda há muito o que ser feito nesse sentido.

Bônus

Anote aí alguns telefones úteis na sua agenda: 

Procon Santos: 0800-7790151
Poupatempo Santos: 0800-7723633
Santa Casa de Santos: (13) 3591-4000

Dicona extra para quem tem filhos pequenos: tudo o que acontece para os pequenos é divulgado aqui! 

Seja bem-vindo à nossa cidade, quem sabe a gente se esbarra em um dos canais?!

Leia também
Feiras de orgânicos em Santos
Transporte universitário para Santos
15 coisas para fazer no Centro Histórico de Santos