Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Doc Califórnia Brasileira vai contar a história do hardcore santista

Onde você estava nos anos 90?

Se você era jovem em Santos e gostava de rock, provavelmente assistiu a algum show de hardcore no Chopp Chopp (que, mais tarde, virou Ilhas Gregas e, por fim, Armazém 7) depois de um esquenta na Ilha de Conveniência, vestindo uma camiseta comprada na Sound of Fish.

A vertente do rock teve anos de glória na cidade, o que rendeu a ela o apelido de Califórnia Brasileira.

www.juicysantos.com.br - hardcore em santos anos 90

Isso porque, assim como no estado norteamericano, a molecada aqui aproveitava o clima de praia pra curtir esse som, andar de skate e surfar.

O underground, 20 anos depois

A cena deu origem a nomes como Garage Fuzz, White Frogs, Sonic Sex Panic, Sociedade Armada, The Bombers, Safari Hamburgers e tantos outros, que ajudaram a escrever a história do HC brasileiro e influenciaram toda uma geração de bandas que veio depois.

Quem tem saudades desses tempos vai adorar saber que eles estarão registrados para a eternidade em um documentário, dirigido por Wladimyr Cruz (do pioneiro ZonaPunk.com.br) e Rodiney Assunção.

Os 2 profissionais vêm mudando a cara dos docs musicais feitos no Brasil, com um currículo que inclui Woodstock – Mais Que Uma Loja, Madame Satã: uma nova onda de liberdade e Os Portais Do Inferno Se Abrem: a história do Vulcano.

Eles viveram e foram partes integrantes dessa movimentação cultural, o que deve tornar tudo ainda mais interessante.

Leia também
Banho da Doroteia, Sessão Coca-Cola e outras nostalgias
5 coisas que só quem foi na Planet Z lembra
Onde beber cervejas feitas em Santos?

Além de depoimentos, o filme terá cenas de um show histórico que rolou na Arena Santos no Dia do Rock deste ano e reuniu, depois de anos, as bandas clássicas da época.

O longa Califórnia Brasileira, que fala sobre o hardcore dos anos 90 em Santos, deve ser lançado entre o final de 2016 e início de 2017.

Assista ao teaser: