Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos
TAGs

O Brasil Que Deu Certo e os melhores memes da internet

Não há dúvidas: o brasileiro tem sua forma própria de usar as redes sociais.

Somos, orgulhosamente, a maior fábrica de memes e carregamos o título com orgulho.

É como se fosse uma medalha olímpica, resultado de horas de edição de imagens e curadoria das melhores frases.

Sim, meus queridos, a zuêra nunca termina…

Uma das páginas que disseminam essa cultura é a O Brasil Que Deu Certo.

Quantas vezes você riu de um dos posts que mostram os acontecimentos que fazem o nosso país único? #DeusÉTop e outros tweets do Neymar (mito!) são um exemplo disso.

Eis que descobrimos: os produtores de conteúdo que tanto nos divertem atendem pelo DDD 013.

Você já deve ter esbarrado com o conteúdo deles por aí (ou até recebido uma piada deles no grupo da família no Whatsapp) e nem agradeceu pelas risadas que deu.

o-CARRETA-FURACO-facebook

“A ideia inicial foi o canal do Youtube. Uma plataforma com entrevistas de pessoas que vivem a filosofia do nome. Os vídeos demoravam muito para sair e eu comecei a postar imagens na página, para não ficar um vazio. Viralizou”, conta Ciro Hamen, um dos responsáveis.

Sucesso na rede há pouco menos de um ano, eles contam com mais de 340 mil curtidas no Facebook; um site com conteúdo exclusivo; o canal de vídeos, que foi reformulado e passou dos 4 mil inscritos; e uma lojinha com produtos que seguem a linha das postagens.

Para Hamen, isso é resultado de um trabalho sério, feito por ele e seu parceiro Matheus (únicos responsáveis por todas as postagens).

“É humor, mas nem tudo o que vivemos é engraçado”.

Ele ressalta que não há publicações com cunho homofônico ou racista e, além disso, eles ficam atentos aos usuários que fazem comentários ‘babacas’ e os banem.

“É isso que as pessoas que nos acompanham esperam de nós”.

O nome da página

Muitos leitores acreditam que o nome O Brasil Que Deu Certo vem da ironia. Enganam-se.

Após a Copa do Mundo de 2014, o então coordenador da seleção que tomou 7×1 declarou que a CBF seria um exemplo do Brasil que deu certo. A expressão se tornou frequente no vocabulário do Ciro.

“Eu falava o tempo todo, no Twitter, com os meus amigos… aí quando comecei a pensar em produzir conteúdo, em um barzinho, meus amigos falaram que deveria usar esse nome. Achei legal”, lembra.

Todas as postagens trazem essa filosofia, são pessoas ou acontecimentos que fazem o país dar certo, ou seja, ser diferente de tudo, único, o nosso Brasil. Uma das que mais fizeram sucesso traz a mensagem:

O Brasil que deu certo

Para o canal do Youtube, a ideia se mantém, mas além dos dois apresentadores que aparecem nos vídeos, a dupla conta com a ajuda de amigos.

“O Chico e Rodolfo são especializados nisso, eles têm uma agência (301 YT) e abriram as portas para a gente. Lá tem bastante equipamento, ajudou muito”.

A equipe também é encorpada pela produção de conteúdo, que recebe textos de várias pessoas. No mais, são eles que fazem tudo. Inclusive na lojinha, que tem os produtos feitos no computador de casa.

“Eu compro as caixas e levo para o Correio, já aconteceu de vender aqui na porta de casa, para algumas pessoas que não queriam pagar o frete”.

Fala aí, isso é ou não é o Brasil que deu certo?

Aproveita para conferir um dos vídeos dos caras, eles saem semanalmente (toda quarta-feira, às 11 horas):