Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Seu imposto de renda pode mudar vidas

Declarar imposto de renda é um pé no saco (desculpe o palavreado).

Por isso, muita gente opta por pedir aquela ajudinha nas universidades para declaração ou deixa para os 45 do segundo tempo.

Esse post não vai deixar toda a burocracia menos chata, mas nós descobrimos que há um jeito de destinar parte da grana que é paga para ações que mudam vidas aqui em Santos. Assim, você vai fazer o bem indiretamente e deixar essa obrigação mais legal.

doar imposto de rendaImagem: Reprodução/Complexo Pequeno Príncipe

Como assim?

Simples: entidades municipais dedicadas a auxiliar jovens e crianças têm a oportunidade para garantir verbas para seus projetos por meio de doações feitas no IR para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), órgão de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Prefeitura de Santos.

Para doar, você deve acessar a aba Resumo da Declaração, do programa IRPF e depois clicar no item Doações Diretamente na Declaração – ECA. Em seguida, clique em botão Novo e, automaticamente, aparecerá a tela para preenchimento dos dados da doação.

Nesta tela, você escolherá a opção municipal e colocará o estado referente. Aí basta selecionar Santos.

O próprio programa calcula o valor referente aos 3%.

Para quem tem valores a restituir, não há ônus algum, pois, posteriormente, o valor doado é totalmente devolvido pela Receita Federal, corrigido pela taxa Selic.

Projetos já beneficiados

Essa possibilidade existe desde 2012 e vem mostrando resultados animadores.

Em 2017, por exemplo, cerca de 25% do montante arrecadado pelo FMDCA (R$ 294.730,70), veio dessas doações. O valor ajuda as instituições:

Culturando – Cultura, Esporte e Cidadania ao alcance das crianças e adolescentes – Associação Beneficente Mãos Entrelaçadas
Bem na Foto – Vitae Domini – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social
Colibri – Entrelaçando Escola e Comunidade, da União de Amparo à Comunidade de Escolas Públicas
Porto de Ideias – Secretaria Municipal de Cultura
Capacitação Criativa – Secretaria de Desenvolvimento Social
Anchieta Social – Fundação Settaport.

Mais informações estão disponíveis no site do Destinação Criança