Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Rede Elos, um projeto de Santos para transformar comunidades no Brasil

  • 1
    Share

O Instituto Elos já é um velho conhecido da gente aqui em Santos.

Afinal de contas, há 20 anos, a organização atua em prol do desenvolvimento de comunidades vulneráveis. Período em que fez muitas coisas por aqui e também em outras partes do Brasil.

www.juicysantos.com.br - rede elos, um projeto nascido em santos para ajudar comunidades de todo o brasil www.juicysantos.com.br - rede elos, um projeto nascido em santos para ajudar comunidades de todo o brasil

Só para te dar dimensão do que estamos falando, 180 comunidades e mais de 7 mil famílias já foram impactados por meio de:

  • Programas de educação;
  • Consultorias para lideranças;
  • Criação e execução de projetos sociais.

E, a partir de agora, os resultados vão crescer ainda mais. Pois, em parceria com o Instituto Lojas Renner, nasce a Rede Elos. Uma novidade incrível que o Juicy Santos ficou sabendo em primeira mão.

Tudo sobre a Rede Elos

Em resumo, a plataforma vai ajudar líderes de comunidades e aldeias Brasil afora a desenvolverem projetos bacanas por meio de doações e direcionamentos educativos.

Como assim, Juicy?

Calma, é bem simples. Graças ao apoio do Instituto Lojas Renner, Rede Elos vai receber doações – tanto em dinheiro quanto em materiais – para investir em projetos das comunidades já cadastradas.

“A Rede Elos nasceu da mesma paixão e necessidade do Instituto: ajudar essas comunidades ainda mais, principalmente no atual momento que o Brasil enfrenta com a pandemia da COVID-19”, explica Mariana Gauche, empreendedora do Instituto Elos.

As comunidades selecionadas receberão um fundo semente de R$10.000 (dez mil reais) para investimento em projetos. Além disso, a plataforma Rede Elos abrirá um edital para comunidades que estiverem cadastradas. Entre outras coisas, os líderes e acompanhantes das escolhidas vão receber instruções, aulas e materiais educativos de profissionais do Instituto Elos. Tudo isso para promover transformações positivas no local – sempre com a participação dos moradores.

Neste caso, a seleção será dividida por quatro fases:

  • Cadastro;
  • Triagem;
  • Recebimento dos projetos;
  • Entrevista e seleção.

Entenda o projeto Rede Elos

Contribua com a Rede Elos

Você pode conhecer comunidades de todo o Brasil e escolher a que quer ajudar no site Rede Elos. As campanhas são

Com qualquer valor de doação – e até uma contribuição recorrente -, você apoia locais como o Dique da Vila Gilda, em Santos.

O Dique da Vila Gilda é a maior favela de palafitas do Brasil e fica aqui na Baixada Santista.

São mais de 22 mil pessoas vivendo sobre a água.

Em 1999, recebeu o programa Guerreiros Sem Armas, do Elos.

A partir de então, ações de desenvolvimento surgiram no local, como a Creche Tia Nilda e o Instituto Arte no Dique. Ambos hoje são projetos autônomos e importantíssimos não apenas para os moradores, mas também com relevância nacional.

Como cadastrar sua comunidade na Rede Elos

Se você vive em uma ou conhece uma comunidade carente ou numa aldeia, é possível se inscrever para receber o apoio da Rede Elos. Para isso, basta clicar aqui e seguir o passo-a-passo indicado no site.