Onde fazer doações na pandemia em Santos: veja os endereços e ajude
Mais de um ano já se passou desde que a pandemia da COVID-19 começou.
Isso significa que a gente não aguenta mais ficar em casa? Sim. Mas, muito mais urgente do que isso, que algumas famílias estão passando por uma situação bem difícil. Sem emprego e sem perspectiva, é cada vez mais difícil fechar o mês.
Se acaso todos na sua casa estão bem e você puder ajudar, esse é o momento de fazer isso. Em Santos, existem vários endereços onde é possível fazer doações. Nós listamos alguns deles para você.
Dá uma olhada e compartilhe com quem também tem condições de colaborar.
Onde fazer doações na pandemia em Santos
1. Postos de vacinação
Sua vez de receber a vacina chegou?
Então é possível aproveitar esse momento de felicidade para ajudar quem está precisando. Já que, em Santos, todos os postos de vacinação são também endereços doação. Neles é possível ajudar com:
- Alimentos não perecíveis;
- Cestas básicas;
- Produtos de limpeza e higiene.
No total, são 29 postos fixos de vacinação contra a covid recebendo doações. Os itens arrecadados são distribuídos para pessoas em vulnerabilidade social afetadas pela pandemia.
2. Jardim Botânico
Desde abril, em frente ao parque, é possível fazer doações ou retirar (de forma anônima) o que for necessário. A mesa fica disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 16 horas. É possível ajudar com alimentos ou material de higiene e limpeza.
O Jardim Botânico fica na Rua João Fraccaroli, sem número, no Bom Retiro
3. Aquário
O sistema no Aquário é basicamente o mesmo.
Em outras palavras, quem pode deixa uma doação e quem está precisando retira. São aceitos tanto alimentos não perecíveis quanto produtos de higiene pessoal e de limpeza. A ação acontece de segunda a sexta-feira, das 10h às 16 horas.
Imagem: Divulgação
4. Sesc Santos
Desde o início de maio, O Sesc Santos – assim como todas as unidades de São Paulo – participa da campanha Ação Urgente contra a Fome. Parte do programa Mesa Brasil, que existe há 26 anos, a ação busca minimizar os problemas de segurança alimentar causados pela pandemia.
Em Santos é possível doar de terça a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 10h às 16 horas. E não é necessário agendar horário.
Aqui na região, também é possível doar no Sesc Bertioga e no Sesc Registro. De acordo com a divulgação, os itens arrecadados são distribuídos entre 4.370 famílias, vindas de 58 instituições previamente cadastradas. Além de Santos, também a famílias de todas as cidades da região.
5. Shopping Praiamar
Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, o Praiamar está arrecadando doações que serão destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade em Santos. Por lá é possível colaborar com:
- Alimentos não perecíveis;
- Produtos de higiene pessoal;
- Roupas, sapatos e outros objetos de primeira necessidade.
Imagem: Divulgação
As doações devem ser deixadas no cantinho do bem, montado no piso térreo (perto da Kopenhagem). De acordo com a divulgação, não existe um prazo para o final da campanha. Ou seja, em qualquer momento que você estiver por perto pode deixar sua colaboração.
O Praiamar fica na Rua Alexandre Martins, 80.
6. Fundo Social de Solidariedade de Santos
Se acaso você preferir, também pode deixar suas doações direto no Fundo Social de Solidariedade. O equipamento, inclusive, recebe doações o ano inteiro. Independente da pandemia.
Fica na Av. Conselheiro Nébias, 388, Encruzilhada. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17 horas.
Como funciona a doação de sangue durante a pandemia
Já que estamos falando de solidariedade, vale lembrar que os hospitais também estão precisando de uma forcinha.
Se você é doador de sangue, mas está sem doar desde que a pandemia começou, tire um tempinho para ir ao banco de sangue. E se acaso nunca doou, esse pode ser um bom momento para começar. E pode ir tranquilo, pois é totalmente seguro (clique aqui para conferir os detalhes).