Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos
TAGs

feminismo

Mães no Enem: projeto santista ajuda mamães estudantes

Você é mãe e vai fazer o ENEM?

Se a sua resposta for sim e você estiver quebrando a cabeça com os estudos e com a questão “onde deixar o meu filho no dia da prova?”, nós temos uma ótima notícia para te dar: uma santista INCRÍVEL criou um projeto para te ajudar, o Mães no Enem.

“Eu sou mãe e sei o quanto é difícil conciliar trabalho, estudos e maternidade. Por isso, decidi me disponibilizar para ficar com as crianças das mamães que forem fazer a prova”, conta Fernanda Vicente.

www.juicysantos.com.br - mães que vão fazer enem

O projeto começou com uma postagem na página pessoal dela, lá no Facebook. Em dois dias, já eram mais de 300 compartilhamentos e centenas de comentários, tanto de quem também queria ajudar, quanto das que precisavam de ajuda.

Para deixar as coisas organizadas, a Fernanda criou a página do projeto e começou a listar as voluntárias e cidades (já tem gente do Brasil inteiro!).

“Eu fiz uma lista colaborativa, para que as mães possam ver quais são as possibilidades. Pode ser que tenha alguém para ajudar, ou não. Por enquanto, faltam algumas cidades”.

Logística

O projeto Mães no Enem é responsável por fazer as voluntárias encontrarem as vestibulandas que precisam de ajuda. A partir desse momento, a responsabilidade fica com as envolvidas, que devem fazer o contato e combinar os detalhes do dia da prova.

Para as meninas que ficarem apreensivas, há o número de telefone para que marquem um encontro e possam conversar pessoalmente.

“Não é por que é mulher e mãe que não precisamos tomar cuidado, ninguém é isento de ser mau caráter”, lembra.

Em Santos

Como a ideia é made in Santos, por aqui as coisas se tornaram um pouco maiores.

Durante a nossa entrevista, Fernanda recebeu a notícia de que o Espaço Partejar (Rua Bahia, 86) vai ceder seu espaço para a criação de uma creche nos dois dias de prova.

“Elas disponibilizaram o espaço para recebermos as crianças de uma maneira bem aconchegante, teremos oficinas, contações de histórias, brincadeiras e outras coisas que vamos organizar!”, conta.

Legal, né? Se você é mãe, vai fazer o ENEM nos dias 5 e 6 de novembro e não tem com quem deixar o seu bebê, pode contar com o pessoal do projeto. Já quem vai ficar em casa e pode cuidar do baby de alguém – toda ajuda conta!

O contato pode ser feito via Facebook.