Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Vaquinha busca ajudar morador da Vila dos Pescadores em Cubatão

  • 1
    Share

A figura de Zezé* faz parte da rotina da Vila dos Pescadores, em Cubatão.

Há décadas no mesmo endereço, sua rotina sempre foi a mesma: de casa para o trabalho e vice-versa. Com breves paradas para cumprimentar os vizinhos e conversar sobre a vida. As coisas só mudaram quando ele perdeu o emprego e não conseguiu se recolocar no mercado de trabalho.

Zezé conheceu a depressão. E, por isso, sua rotina mudou.

juicysantos.com.br - ajudar morador da Vila dos Pescadores

Quase uma década depois, ainda desempregado, ele está irreconhecível. E, mais do que isso, vivendo em uma situação sub-humana. Os vizinhos decidiram ajudar.

Está rolando uma vaquinha para o Zezé

Organizada por Maria Renalva Santos, a vaquinha tem o objetivo de arrecadar R$ 9 mil reais. De acordo com ela, o valor será utilizado para reformar a casa onde Zezé vive.

“A gente vive no mesmo bairro, mas não tão próximos. Então, eu encontrava com ele só às vezes e ele sempre dizia que estava bem. Outro dia, minha irmã foi até a casa dele e viu que ele não tinha nem o que comer”, conta.

Além disso, a casa inunda em dias de ressaca da maré e tem partes das paredes deterioradas pelos cupins. Segundo ela, o valor da vaquinha tem o objetivo de aterrar a casa e construir tudo o que for possível.

juicysantos.com.br - ajudar morador da Vila dos Pescadores

Além das contribuições, que podem ser feitas clicando aqui, também dá pra ajudar com doações de itens como, por exemplo:

  • Eletrodomésticos;
  • Alimentos;
  • Móveis;
  • Materiais de construção.

Quanto à saúde psicológica, Maria Renalva procurou ajuda no postinho do bairro e o atendimento já está sendo feito quinzenalmente. Se acaso você quiser saber mais sobre a situação do Zezé, clique aqui.

juicysantos.com.br - ajudar morador da Vila dos Pescadores

* Nome fictício, pois os vizinhos preferiram não expor o amigo

Também tem vaquinha para a Vovó Lizete

Em São Vicente, uma galera também se reuniu para reformar a casa de uma senhora. Neste caso, é a Vó Lizete, como é conhecida na vizinhança, que precisa de ajuda. E entre as missões a serem cumpridas com o valor arrecadado estão:

  • Instalar uma porta no banheiro;
  • Fechar a caixa de esgoto;
  • Trazer água encanada para dentro da casa.

Conheça essa história clicando aqui