Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

App de santistas sobre coronavírus vence hackathon da NASA

  • 1
    Share

Qual é a situação do coronavírus na minha região?

Essa é uma pergunta feita por moradores de Santos e da maioria das cidades no mundo. Afinal, se você souber que o risco de contágio é grande, vai evitar sair de casa ou então se proteger ainda mais, certo?

Um app criado por uma equipe com dois santistas sobre coronavírus encontrou uma forma de responder a essa pergunta em apenas 2 dias! E o aplicativo, que teve a colaboração dos alunos de Engenharia Química Thiago Pongelupe Ribeiro e Igor Zaarour Alves, venceu o sexto desafio do Nasa Space Apps Challenge.

Tudo sobre o app santista sobre coronavírus

Em resumo, o aplicativo SIW – Improve the World with Your Strengths tem a usabilidade similar à do Google Maps. Mas, no lugar de criar rotas no mapa, o usuário é capaz de identificar zonas de risco de contaminação.

www.juicysantos.com.br - app coronavírus

Para desenvolver o aplicativo, os estudantes de Santos (com colegas do Brasil todo) usaram dados extraídos pela Nasa entre os dias 30 e 31 de maio. Com as informações em mãos, eles tiveram apenas 48 horas para analisar o impacto da COVID-19 em escala mundial e entregar um protótipo de solução.

No aplicativo, os locais onde o risco de contaminação é maior, como cemitérios e hospitais, por exemplo, aparecem em vermelho.

Entre as exigências do desafio estava a necessidade de usar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela ONU como base da plataforma. Por isso, os estudantes entregaram à Nasa também um protótipo de jogo voltado para o público jovem. Nele, o objetivo é estimular a prática de atividades físicas em casa.

Em agosto, o aplicativo santista sobre coronavírus participará da etapa mundial do torneio da Nasa. Legal, né?

O que é o Nasa Space Apps Challenge

O desafio vencido pelos santistas é, em resumo, um hackathon internacional promovido pela incubadora da agência espacial norteamericana. O grupo Space Coders, do qual fazem parte, ficou no top 12 da premiação nacional, que contou com mais de 6.200 participantes e  500 times. A equipe tem, ainda, estudantes das cidades de São Paulo, Aracajú, Indaiatuba e Belo Horizonte.

www.juicysantos.com.br - app de santistas coronavírusFoto: Unisanta Notícias

O evento acontece simultaneamente, uma vez por ano,  em diferentes cidades do mundo. O objetivo é reunir equipes para resolver os maiores desafios da Terra e também do espaço. Para isso, os participantes têm acesso aos dados extraídos pela Nasa. Por conta da pandemia do coronavírus, o evento ganhou uma edição extraordinária e totalmente online.