Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Mural do Kobra em Santos: tudo sobre a nova arte da Ponta da Praia

  • 7
    Shares

No último fim de semana, ganhamos um mural do Kobra em Santos.

Em cerca de 800 metros quadrados, o artista pintou Coração Santista lá na Ponta da Praia. Um mural com as icônicas muretas de Santos servindo como moldura para outros ícones da cidade:

  • O Museu do Café;
  • O bonde;
  • Pelé;
  • Um estivador no Porto de Santos.

juicysantos.com.br - mural do Kobra em Santos

A notícia fez quem ama arte contemporânea correr para o local e, por outro lado, quem não acompanha esse movimento artístico se perguntar:

E daí que tem um mural do Kobra em Santos?

Se você é uma das pessoas que não entendeu a comoção, a gente te explica.

Além da arte em frente ao Novo Mercado de Peixes de Santos, no Centro de Atividades Turísticas, existem obras de Eduardo Kobra espalhadas pelo mundo. Sério mesmo, ele está presente em cinco continentes. Sendo uma delas aquela mega conhecida, O Beijo, pintada em Nova York em 2012 – que, infelizmente, foi apagada quatro anos depois.

juicysantos.com.br - mural do Kobra em Santos

Também tem artes do Kobra na Polônia, Rússia, Suécia, Japão, Emirados Árabes, México e Estados Unidos, por exemplo. E, em todos esses locais, ele é considerado uma referência quando estamos falando de arte de rua.

A arte do Kobra em Santos

Entendeu a importância da obra aqui na cidade? Então vamos voltar ao trabalho feito na Ponta da Praia. Foram necessários nada menos do que 45 dias para concluir o mural e 300 latinhas de spray.

Antes disso, foram cerca de dois meses entre pesquisa e planejamento do projeto.

– Gente, como ninguém soube desse mural antes então?

Simples: todo o trabalho foi feito com proteção de telas para a imagem não fosse revelada antes da hora. E, antes que você pergunte, além do próprio Kobra, uma equipe do artista também estava empenhada na produção do mural de Santos.

Em entrevista ao Estadão, Kobra contou que foram mais de 30 desenhos feitos até chegar neste que nós podemos ver e apreciar.

“(…) buscando o equilíbrio certo entre as cenas, o uso correto de cores e preto e branco e o respeito e valorização da cultura e da história de Santos”.

juicysantos.com.br - mural do Kobra em Santos

O resultado ficou lindo e tinha muuuuuuita gente reunida para vê-lo assinar a obra no domingo (18 de outubro).

Mais obras do Kobra perto de Santos

Além do mural do Kobra em Santos, existe muita arte vivendo nas ruas da cidade. A própria orla, por exemplo, tem várias artes espalhadas no decorrer de 7km. No Centro Histórico, Léo Leite, do Estúdio Prêo, fez um circuito cheio de arte. E existem vários nomes fortes no grafite aqui em Santos, como Bonfim, Shesko e Fixxa.

www.juicysantos.com.br - arte de eduardo kobra em cubatão - sp

Aqui na Baixada Santista, em Cubatão, Kobra coloriu dois tanques de mais de 14 metros de altura. Isso rolou lá em 2014. Eles ficam na empresa Linde e podem ser vistos às margens da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, que liga Cubatão a Guarujá.

Se você já conhece todos eles e quiser ir mais longe, dá para apreciar e fotografar outras obras do Kobra em São Paulo.

A Doce Bailarina, no escadão da Rua Alves Guimarães, em Pinheiros, provavelmente é a mais instagramável. E você pode sentar na escada ou encontrar diferentes ângulos para interagir com ela. Também em Pinheiros, na Av. Rebouças, fica uma homenagem a Ayrton Senna. Já no Largo da Batata, há um mural com personalidades como Janis Joplin, Jean-Michel Basquiat, Amy Winehouse e Kurt Cobain.

Na Rodovia Castelo Branco, fica o maior mural do mundo, na fachada da Mega Loja da Cacau Show.

Também tem arte do Kobra no Tatuapé, na Avenida Paulista e em várias partes da capital paulista. Acontece que, a partir de agora, a nossa preferida vai ser a da Ponta da Praia.

Passou por lá e fez aquele fotão? Marque #JuicySantos lá no Instagram pra gente ver e respostar!