Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos
TAGs

Jogo do Albatroz: tabuleiro sensibiliza sobre conservação de albatrozes

Você sabe o que são albatrozes?

Conhece a luta pela conservação da espécie?

Se acaso a resposta for não, já passou da hora de conhecer o Projeto Albatroz. Uma iniciativa aqui de Santos que busca reduzir a captura incidental de albatrozes e petréis. O trabalho acontece desde 1990 e neste início de ano ganhou mais um aliado na busca pela divulgação do trabalho: o jogo do albatroz.

Jogo do Albatroz

No tabuleiro os jogadores trabalham em equipe como pescadores para evitar a captura de albatrozes. A missão é: atravessar o mar com seu barco de espinhel, pescar e atracar em um novo porto, causando o mínimo de mortes de albatrozes.

Todo o jogo foi desenvolvido em oficinas por quatro meses pelo Coletivo Jovem Albatroz.

www.juicysantos.com.br - Jogo do AlbatrozImagem: Divulgação

A ideia de criar o jogo surgiu a partir do sucesso de outro projeto: o jogo de tabuleiro gigante utilizado em atividades do Programa de Educação Ambiental Marinha Albatroz na Escola.

“Desde o início tínhamos em mente a ideia de transformá-lo em um jogo de mesa. Por isso, fomos ouvindo as opiniões de cada voluntário e decidindo se os jogadores continuariam sendo aves ou se seriam pescadores. Enfim, decidimos toda a estrutura do jogo”, explica o responsável pelo Coletivo Jovem Albatroz, Rafael Monteiro.

Além dos jovens entre 18 e 22 anos que se inscreveram para participar da construção do jogo, o projeto também teve a participação de Ricardo Silva Ratto Junior (de 35 anos). Fundador do Projeto Ecobrincar, uma oficina e brinquedoteca itinerante que, desde 2013, promove educação ambiental com brinquedos e jogos artesanais feitos com materiais reaproveitados.

O jogo foi desenvolvido para partidas com até 6 jogadores. A indicação é que todos tenham no minimo 14 anos. Além disso, sabe-se que o tempo médio de cada partida é de 1 hora.

Incrível, né? A má notícia é que no momento o jogo não será vendido. Isso porque foram desenvolvidas apenas 12 unidades, que serão utilizadas em ações do Projeto Albatroz. Mas o objetivo é coloca-lo à venda online muito em breve 🙂

Tudo sobre os Albatrozes

Ficou interessado em saber mais os albatrozes? Então acompanhe o Projeto Albatroz no Facebook e acesse o site, lá é possível descobrir várias informações sobre a espécie.

Se acaso você ficou com vontade de jogar, fique de olho aqui no Juicy Santos para saber as novidades!