Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Baixada Santista não seguirá orientações de Dória – entenda

  • 1
    Share

Após o governador de São Paulo, João Dória, dizer em coletiva de imprensa que a Baixada Santista seguiria na zona vermelha do Plano SP por mais uma semana, os prefeitos das nove cidades da região se reuniram para deliberar o assunto. Em resumo, desse encontro online saiu a seguinte decisão:

A Baixada Santista não seguirá orientações de Dória

Em outras palavras, foi decidido que as prefeituras adotarão as medidas da zona laranja no Plano SP. De acordo com a divulgação, a votação teve unanimidade. E adotou como base o resultado apontado pelo sistema de monitoramento do Conselho de Desenvolvimento Regional da Baixada Santtista, o Condesb, que enquadra a região na zona laranja.

www.juicysantos.com.br - santos não vai reabrir comércio zona laranja

Nesta etapa, as prefeituras têm autonomia para implementarem seus planos municipais de retomada gradual das atividades econômicas. Ou seja, a abertura do comércio é liberada.

“Respeitamos o Plano São Paulo e toda a burocracia exigida para a reclassificação. Mas os nove prefeitos da região irão agir de acordo com a fase em que realmente estamos: a laranja”, frisa Paulo Alexandre Barbosa, Prefeito de Santos e presidente do Condesb.

Ainda segundo o divulgado, nesta quinta-feira (4), uma nova videoconferência será realizada entre os prefeitos da região. Membros do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) também participarão da reunião. O objetivo é traçar a implantação do Plano Municipal de Retomada das Atividades Econômicas.

“O Estado tem 645 municípios. Não consegue promover uma atualização com a mesma rapidez das cidades, que têm uma proximidade muito maior com a realidade”, explica Barbosa.

Apesar desta decisão, por enquanto, continuam valendo todas as medidas restritivas decretadas em Santos para o enfrentamento da pandemia de COVID-19. A implementação do plano de retomada econômica será estudada nos próximos dias e uma data para seu início será divulgada.

Se acaso você ainda não conhece o plano elaborada pela prefeitura, clique aqui e entenda como vai funcionar e como você pode ajudar neste momento.