Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Projeto social leva crianças para fazer birdwatching em Cubatão

Você sabe o que é birdwatching? E mais: que dá pra fazer birdwatching em Cubatão? Sim, a prática de observar pássaros é uma atividade educativa, turística e com potencial de gerar renda para várias comunidades. Aqui na Baixada Santista, o Pescadores de Histórias leva crianças locais para praticar nos rios e manguezais de Cubatão.

www.juicysantos.com.br - birdwatching em cubatão

O Instituto Socioambiental e Cultural da Vila dos Pescadores (ISAC) tem essa iniciativa desde 2022. E já fez 16 expedições com 320 participantes na região.

www.juicysantos.com.br - birdwatching em cubatão

Nas saídas, os participantes contem com o suporte de biólogos especializados, embarcações confortáveis e até binóculos, além do Guia de Aves Costeiras, fornecido pela Editora Naturalista.

Birdwatching em Cubatão e na Baixada Santista

A avifauna (biodiversidade de aves) do manguezal de Cubatão é única e fascinante. Com diversas cores, formas e vocalizações distintas, as aves proporcionam um espetáculo natural fascinante.

A observação de pássaros se tornou uma atração imperdível em Cubatão, não só pela beleza das aves, mas também por seu papel fundamental na educação ambiental e no turismo sustentável local. 

Há, segundo informações de entidades da área, cerca de 50 mil observadores no país. E esse número tende a crescer. Nos EUA, por exemplo, mais de 45 milhões de observadores movimentam um mercado de US$ 40 bilhões por ano, dados divulgados pela agência norte-americana United States Fish and Wildlife Service.

Já que no Brasil a diversidade de pássaros abre caminhos para desenvolver o birdwatching, vale a pena ficar de olho nesse potencial. Existe toda uma cadeia de negócios que inclui aquisição de equipamentos, contratação de guias locais, hospedagem, alimentação, entre outros.

www.juicysantos.com.br - birdwatching em cubatão

Em Santos, existem sinalizações que indicam os pássaros mais frequentes naquelas áreas.

O projeto Pescadores de Histórias é uma parceria entre o ISAC-VP e a Petrobras. Desde 2022, realiza atividades ligadas às questões ambientais, sociais e culturais para crianças e adolescente e empreendedorismo para adultos na Vila dos Pescadores, em Cubatão.

Texto porFlávia Saad
Santos (SP)