Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Turismo ecológico: 10 lugares para observar pássaros em Santos

Você já parou para observar pássaros em Santos?

Essa atividade já se tornou bem comum em algumas cidades do Brasil. Mas a verdade é que os amantes da natureza na Baixada Santista não precisam viajar para curtir um rolê de turismo ecológico. Pois, atualmente, 300 espécies de aves já foram catalogadas por aqui! Há, entre elas, pássaros ameaçados de extinção e outros não tão comuns na região. Tais como, por exemplo, o gavião-pombo e o gavião-asa-de-telha.

Gostou da ideia? Então se liga nesses 10 locais onde você pode observar pássaros em Santos. Separe binóculo, câmera fotográfica e protetor solar. E vai lá!

Onde observar pássaros em Santos

1. Jardim Botânico Chico Mendes

O Botânico é um espaço arborizado que tem 90 mil metros quadrados, ou seja, o que não falta natureza por lá. No total, 87 espécies de pássaros já foram observadas por lá.

2. Monumento Nacional Engenho São Jorge dos Erasmos

O local possui ruínas de um engenho de açúcar construído no século XVI, coberto por remanescentes de Mata Atlântica. São 48 mil metros quadrados e 87 espécies já observadas.

juicysantos.com.br - Onde observar pássaros em Santos

3. Morro da Nova Cintra

Na região onde fica a cascata natural e a Lagoa da Saudade já foram observadas 93 espécies. Acredita-se que os 118 metros de altitude sejam um diferencial 🙂

4. Orquidário

O Orquidário é um rolê incrível. O espaço tem cerca de 24 mil metros quadrados e um lago de 1.180 metros quadrados, fatores que atraem espécies aquáticas como, por exemplo, as garças.

No local, já foram observadas 60 espécies.

juicysantos.com.br - Onde observar pássaros em Santos

5. Jardins da praia

O maior jardim de orla de praia do mundo abriga mais 100 espécies de plantas, cerca de 800 árvores e 200 palmeiras de 30 espécies diferentes. Por isso, o que não faltam por lá são pássaros. Até o momento, já foram observados 58 espécies por lá. Tais como, por exemplo, garças e biguás.

6. Pinacoteca Benedicto Calixto

Os jardins da Pinacoteca impressionam – e lá você pode tomar um café da tarde MARAVILHOSO ou comer pizza.

Além disso, será possível ver vários pássaros. Por estar localizado em frente ao jardim da praia, os jardins são visitados por 34 espécies já observadas.

juicysantos.com.br - observar pássaros em Santos

7. Praça Caio Ribeiro de Moraes Silva

A praça, localizada no bairro Aparecida, também fica pertinho da praia e é uma das praças com maior diversidade vegetal nas imediações. Por isso, várias espécies de aves visitam o local. Já foram observadas 35 espécies.

8. Teatro Municipal Braz Cubas

Além da Hemeroteca Municipal, o Museu da Imagem e do Som e do teatro, os 5.130 metros quadrados do Centro de Cultura Patrícia Galvão também testemunham cerca de 40 espécies de pássaros.

juicysantos.com.br - Onde observar pássaros em Santos

9. Ilha Diana

A Ilha Diana é um bairro encantador e pouco conhecido pelos santistas.

O lugar possui vegetação típica de manguezal, com alterações significativas intensificadas nos últimos dois anos por instalações de terminais portuários. Por lá, já apareceram 102 espécies.

10. Fazenda Cabuçu

Também na Área Continental de Santos, a Fazenda Cabuçu tem acesso permitido sob monitoramento de agências credenciadas pela Prefeitura. Os visitantes podem observar 105 espécies.

Observação de pássaros em Itanhaém

Outro local incrível para observação de pássaros é Itanhaém.

Aliás, a cidade serve como destino de apaixonados por pássaros de todo o país. Isso porque ela abriga cerca de 350 espécies diferentes. Por isso, Itanhaém passou a contar com o selo de Área Prioritária para a Conservação das Aves, conhecida como IBA, pela BirdLife International.

Se você quiser saber mais, o Juicy Santos tem uma matéria que fala tudo sobre a observação de pássaros em Itanhaém. Clique para conferir 🙂