Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Descarte de bicicletas em Santos

Descarte de bicicletas.

A frase pode parecer estranha em um primeiro contato. Mas é algo mais comum do que parece, principalmente em cidades planas e com uma vida agitada como Santos.

Quase todo mundo guarda pelo menos uma bike em casa, mas nem todos têm a possibilidade de ir trabalhar pedalando ou curtir o fim da tarde na orla. Ou então seus filhos cresceram para a bike e a antiga ficou pra trás. Resultado: a magrela fica jogada em um canto da garagem e é tomada pela ferrugem.

Acontece exatamente isso no prédio onde moro. O bicicletário é enorme e não tem espaço para nada. Quantas pessoas frequentam o espaço? Segundo os porteiros, não mais que 7 (são 120 apartamentos).

Isso virou motivo de reunião de condomínio. O síndico quer organizar o lugar, mas a maioria das bicicletas está lá sem dono.

Mike Archer

Eis que surge uma solução: um ecoponto de bicicletas em Santos!

Funciona assim: você pode levar a sua bicicleta, patins, skate e até cadeira de rodas para um dos endereços, além de peças avulsas do que um dia foram desses equipamentos.

Todas as peças que forem arrecadadas serão usadas na construção de novas bicicletas e afins. Uma vez que estejam prontos para o uso, os itens serão doadas ao Fundo Social de Solidariedade ou para instituições de caridade da cidade. Incrível, né?

Leia também
Como descartar VHS e cassetes em Santos
Descarte de lixo eletrônico em Santos

Interessados poderão levar ou agendar por telefone a retirada do material.

Onde fazer o descarte de bicicletas em Santos

Sociedade Melhoramentos do bairro da Ponta da Praia
Onde: Rua Maestro Heitor Vila Lobos, 160, Ponta da Praia

Orquidário
Onde: Praça Washington, sem número, José Menino

* Ambos com atendimento de segunda à sexta-feira, em horário comercial.

ONG Sem Fronteira
Onde: Rua da Constituição 75, Centro histórico

Para agendar a retirada dos itens ou esclarecer qualquer dúvida, basta ligar para (13) 3025-7373 ou 99135-0360. Também é possível entrar em contato através do e-mail [email protected]

Jogar fora bicicleta em Santos?

O primeiro ecoponto, na ONG Sem Fronteira, foi inaugurado em agosto e, segundo o presidente da ABC, Jessé Teixeira, em menos de um mês  já foi possível recuperar e doar 12 bicicletas.

O resultado deixou os organizadores otimistas e já há planos de aumentar o serviço prestado: o próximo passo é atender portadores de deficiência por meio da construção de bicicletas adaptadas, trabalho a ser feito com o apoio de estudantes de Engenharia Mecânica, oficinas de bicicletas e voluntários.