Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Como organizar um bloco de rua em Santos no Carnaval

Já começou a contagem regressiva para o Carnaval 2020?

Por aqui, nós já estamos ansiosas pelo feriado e recebendo diversas perguntas sobre o calendário da folia na Baixada Santista. Entre elas, uma que se destaca é: como organizar um bloco de rua em Santos? Se você é da turma que ama um carnaval de rua e quer montar um bloquinho, chegou o seu momento!

Como organizar um bloco de rua em Santos

Aqui em Santos, a Carnabanda faz o papel do Carnaval de rua.

Em resumo, a programação tem desfile de bandas de Carnaval (previamente cadastradas) pelos seus bairros de origem. Os grupos são considerados carnavalescos se tiverem, no mínimo, 300 integrantes, sendo um deles apresentado como responsável na Prefeitura. Todos os anos, os interessados fazem o cadastro, aguardam a aprovação e a confirmação de data, horário e local da festa.

juicysantos.com.br - Como organizar um bloco de rua em Santos

O resto do processo você provavelmente já conhece, né?

Podem participar da Carnabanda em Santos, por meio de recadastramento, grupos que já estiveram na programação de 2019.

Caso sobrem vagas, serão abertas inscrições para iniciantes.

Recadastramento da Carnabanda 2020

Em 2020, o recadastramento de bandas para o Carnaval 2020 acontece até o dia 10 de janeiro (sexta-feira). Basicamente, os responsáveis pelas bandas precisam retirar a ficha de inscrição no Departamento de Eventos (Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias), de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h ou das 14 às 17 horas.

Além disso, devem ser apresentados os seguintes documentos (originais e cópias):

  • Identificação do responsável pela banda (cédula de identidade e CPF);
  • Comprovante residência atual (conta de luz, água ou similares);
  • Termo de responsabilidade assinado pelo próprio;

O recadastramento é gratuito e obrigatório, mas não garante automaticamente a participação do grupo na programação de 2020.

Como falamos anteriormente, o cadastro dos iniciantes tradicionalmente acontece na semana seguinte. Mas, em 2020, a data ainda não foi confirmada. E isso só vai acontecer se existirem vagas remanescentes. De todo modo, podemos adiantar que a retirada da ficha acontece no mesmo endereço e também são pedidos os mesmos documentos.

juicysantos.com.br - Como organizar um bloco de rua em Santos

Podem participar do evento entidades esportivas, recreativas, culturais, assistenciais, sociedades de amigos de bairros e de melhoramentos, centros comunitários e clubes. Também podem montar blocos de rua em Santos grupos juridicamente despersonalizados, desde que indiquem um responsável perante os órgãos públicos e a sociedade civil.

Para saber mais sobre o Carnaval 2020 em Santos, fique de olho nas redes sociais do Juicy 🙂